Vacinação contra a febre amarela em SP é antecipada para 25 de janeiro

Governo antecipa em quatro dias início da campanha que vai abranger 8 milhões de pessoas em 15 distritos e 54 municípios do Estado

qui, 18/01/2018 - 15h25 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou a antecipação, em quatro dias, do início do Mutirão da Vacina contra a Febre Amarela. Em vídeo publicado em sua página no Facebook, Alckmin disse que a campanha prevista para ser iniciada no dia 29 acontecerá a partir de 25 de janeiro, próxima quinta-feira.

“Toda a logística está sendo preparada, 8 milhões de pessoas deverão ser vacinadas em municípios fora de São Paulo, nas chamadas zonas de risco. Depois o trabalho continua. Nós queremos, em alguns meses, toda a população do Estado vacinada”, disse Alckmin.

A Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu como “Dias D” os sábados 3 e 17 de fevereiro, data de encerramento do Mutirão, quando os postos de vacinação estarão abertos em regime especial para atender a população.

Os 54 municípios e 15 distritos abrangidos pelo mutirão estão localizados em áreas que não foram alcançadas pelo vírus, mas que estão receptivas porque integram os corredores ecológicos. São localidades da Região da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Serão disponibilizadas cerca de 6,3 milhões de vacina fracionada para pessoas ainda não vacinadas, que residem nos locais definidos para a campanha (confira abaixo a relação dos municípios), e mais 2 milhões de doses padrão para crianças de idade entre nove meses e dois anos incompletos, pessoas que viajam para locais em que a vacina é exigida, grávidas residentes em áreas de risco e portadores de doenças crônicas.

Deverão consultar o médico sobre a necessidade da vacina os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e de doença falciforme.

Não há indicação de imunização para grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide). Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico.

Nas demais áreas do Estado de São Paulo onde já há vacinação em razão da circulação do vírus, a imunização seguirá com a vacina padrão.

Municípios com aplicação fracionada da vacina
APARECIDA
ARAPEI
AREIAS
BANANAL
BERTIOGA
CACAPAVA
CACHOEIRA PAULISTA
CANAS
CAPITAL
CARAGUATATUBA
CRUZEIRO
CUBATAO
CUNHA
DIADEMA
GUARATINGUETA
GUARUJA
IGARATA
ILHABELA
ITANHAEM
JACAREI
JAMBEIRO
LAGOINHA
LAVRINHAS
LORENA
MAUA
MONGAGUA
MONTEIRO LOBATO
NATIVIDADE DA SERRA
PARAIBUNA
PERUIBE
PINDAMONHANGABA
PIQUETE
POTIM
PRAIA GRANDE
QUELUZ
REDENCAO DA SERRA
RIBEIRÃO PIRES
RIO GRANDE DA SERRA
ROSEIRA
SANTA BRANCA
SANTO ANDRÉ
SANTOS
SAO BENTO DO SAPUCAI
SAO BERNARDO DO CAMPO
SAO JOSE DO BARREIRO
SÃO CAETANO DO SUL
SAO JOSE DOS CAMPOS
SAO LUIS DO PARAITINGA
SAO SEBASTIAO
SAO VICENTE
SILVEIRAS
TAUBATE
TREMEMBE
UBATUBA

Mapa mun vacina fracionada 6

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde