Museus servem de inspiração para criar GIF para Festival do Minuto

Pela primeira vez o tradicional festival aceita GIFs; há uma categoria especial para criar uma obra e explicar “O Que Se Passa No Museu”

qui, 16/11/2017 - 14h37 | Do Portal do Governo

O Festival do Minuto já é reconhecido pelo poder da síntese. Mas a atual edição está ainda mais sintética, pois passa a aceitar conteúdos em formato GIF. Ou seja, além do envio de vídeos de até um minuto, imagens animadas nos temas do festival também são aceitas.

Para celebrar a estreia dos GIFs no Festival do Minuto, dois novos temas foram lançados: Cinema, que propõe a criação de gifs sobre a linguagem cinematográfica e suas referências; e O Que Se Passa No Museu, que desafia os realizadores a captarem cenas do cotidiano desses espaços culturais.

É justamente nesse desafio dos museus que sugerimos os mais de 20 museus paulistas para uma visita inspiradora que pode render, além de conhecimento, um prêmio no conceituado Festival do Minuto, que é realizado em parceria entre o Ministério da Cultura e as secretarias de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Mas, atenção, para concorrer no tema O Que Se Passa No Museu é preciso enviar sua obra até 30 de novembro. O GIF é um formato ainda mais condensado que o vídeo minuto e com grande potencial de compartilhamento. Iniciado em 1987, o formato passou a se popularizar nos anos 90 e hoje é um recurso expressivo na comunicação online.

O Festival do Minuto incentiva os realizadores a explorarem novas ideias e a criarem com suas próprias referências e ferramentas. Além disso, a mistura e a apropriação de conteúdos de outros autores é bem vinda, desde que sigam os regulamentos de direitos autorais do Festival.

Informações gerais sobre o Festival do Minuto podem ser observadas neste link. Além das categorias novas já citadas, há também concurso para temas como Habitat, Biografia, Documentário, entre outros, com datas específicas para envio de conteúdo.