Museus Estaduais integram projeto mundial da Google Arts & Culture

"We Wear Culture" ("nós vestimos cultura", em português) permite a experiência do tour virtual em 180 exposições ao redor do mundo

ter, 04/07/2017 - 20h01 | Do Portal do Governo

Os Museus do Futebol, da Casa Brasileira e  Afro Brasil estão participando do projeto mundial da Google Arts & Culture “We Wear Culture”. Os espaços participam da iniciativa ao lado de mais de 180 museus em São Paulo, Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Berlim e outras cidades ao redor do mundo.

A ideia é mostrar como a moda faz parte da cultura mundial e como ela está inserida no contexto museológico e artístico. Os curadores do projeto são especialistas da moda, designers e membros de universidades, museus e ONGs.

Museu do Futebol

Embora nos Museus da Casa Brasileira e Afro Brasil a associação com a moda seja mais perceptível, no Museu do Futebol a dúvida do envolvimento com o tema acaba ao observarmos uma série de itens da exposição permanente. Por exemplo, as cores, padrões visuais, estilos nascidos nas ruas e até mesmo o tecido, remetendo à tecnologia têxtil, liga à cultura da nação com o esporte.

Clique aqui e faça um passeio virtual pelo Museu do Futebol

As exposições do Museu do Futebol para a ação são virtuais e foram preparadas especialmente para o projeto We Wear Culture. Elas são: “A história da camisa canarinho: como o amarelo ouro passou a vestir o Brasil”;“Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” e “Estilo em campo: acessórios, cores e tecnologia na moda do futebol”.

Para conferir todas as exposições basta acessar a plataforma do Google e utilizar o sistema de busca. Veja a programação completa da Google Arts & Culture: “We Wear Culture” aqui.