Museus-Casas traz agenda diversificada e carnavalesca no mês de fevereiro

Com agenda diversa e em clima de folia, a programação dos Museus-Casas atrai públicos de todas as idades

ter, 31/01/2023 - 15h00 | Do Portal do Governo

 

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, equipamentos da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, traz uma agenda diversificada e carnavalesca no mês de fevereiro, que inclui cursos de cinema brasileiro, recital, confecção de máscaras antigas de Carnaval e um encontro no Cemitério da Consolação. A programação é gratuita e algumas atividades precisam de inscrição.

 

Casa das Rosas

 

A Casa das Rosas preparou para o dia 11 de fevereiro, às 14h, uma Oficina de Escuta, com Alexandra Batista, Caio Gomes e Natália Nascimento, profissionais do Núcleo de Ação Educativa do museu. A atividade, que procura resgatar meios de comunicação em desuso como o rádio gravador, incentiva os participantes a gravarem relatos, declamações e canções em fitas cassetes, estimula a escuta interpessoal e a curiosidade por mídias analógicas. Inscrições disponíveis aqui..

 

Também acontece no dia 11 de fevereiro, sábado, às 16h, no jardim da Casa das Rosas, o recital Samba, Marchinhas e Poesia. Esta edição especial do sarau Chama Poética, com curadoria de Fernanda de Almeida Prado, oferecerá  um espetáculo poético e musical ao ar livre que apresentará canções, sambas e textos relacionados às festividades carnavalescas e a sua história.

 

Aproveitando o ritmo de Carnaval, a edição de fevereiro do Domingo no Quintal — programação mensal da Casa das Rosas de contações de histórias e atividades ao ar livre — vai acontecer no dia 12, das 15h às 16h, com Daní Marques. A atividade focada nas crianças e seus responsáveis, além de demais pessoas interessadas, terá uma contação inspirada livremente no contoRestos de Carnaval”, de Clarice Lispector. Não há necessidade de inscrição.

 

No dia 25 de fevereiro, das 15h às 15h30, acontecerá o Expresso Poesia: o stand-up poético da Casa das Rosas. A atividade tem o intuito de trazer um(a) poeta convidado(a) para apresentar sua obra em até 30 minutos e estabelecer contato direto com o público. O convidado de fevereiro é o poeta e artista multidisciplinar Ian Uviedo. O evento será no Jardim da Casa das Rosas e com transmissão pelo canal de YouTube do museu. Não há necessidade de inscrição.

 

Ainda no dia 25, das 18h às 20h, haverá o lançamento da segunda edição da Revista Bufo. O periódico é uma publicação coletiva de poesia experimental com diferentes expressões do gênero e que surgiu em 2020, no contexto do curso Poesia Expandida, desenvolvido pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu Casa das Rosas. Esta edição conta com a colaboração de poetas jovens e veteranos de diferentes partes do Brasil e de outros países, como Argentina, Peru e Portugal. O lançamento será no Jardim da Casa das Rosas e não é necessário se inscrever.

 

Casa Mário de Andrade

 

A Casa Mário de Andrade preparou para os dias 6 a 10 de fevereiro, das 19h às 21h, a oficina Pequenos reparos em livros e documentos com Marlene Laky, jornalista pela PUC-CAMP e conservadora-restauradora formada pelo SENAI. Voltada para profissionais de museus, bibliotecas e arquivos, a atividade pretende mostrar como o restauro e o acondicionamento interferem na integridade da obra e capacitar os participantes a intervirem adequadamente para estabilizar danos nesses materiais. A ação é realizada em cooperação com o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria” – Secretaria de Cultura de Araraquara. O curso acontecerá no formato on-line e os interessados podem se inscrever neste link.

 

O museu também propõe para esse mês o Encontro Peripatético (baseado na ideia aristotélica de “ensinar passeando”) Memento Mori em Mário de Andrade: poetizando o “quando eu morrer”, que acontecerá no sábado, 25 de fevereiro, das 13h às 16h. A atividade, realizada por Arthur Major e Irlani Carvalho, educadores da Casa Mário de Andrade, consistirá em uma visita ao Cemitério da Consolação, em memória aos 78 anos de morte de Mário de Andrade. Durante o trajeto, será proposta uma conversa a partir da reflexão filosófica acerca da morte expressa pelo memento mori — expressão do latim que lembra a finitude da vida —, em diálogo com a produção poética do escritor modernista. Inscrições neste link.

 

No dia 25 de fevereiro, das 16h30 às 18h, acontece o Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. A atividade focada na literatura de cordel receberá como convidado o poeta e pesquisador Aderaldo Luciano, que comentará o Cordel Romance do Pavão Misterioso, de João Melquiades Ferreira. O encontro acontecerá em formato híbrido — tanto presencial quanto virtual. Os interessados em participar virtualmente devem se inscrever neste link, e aqueles que preferirem o presencial devem se inscrever aqui.

 

Casa Guilherme de Almeida

 

Em clima de folia, o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida preparou uma oficina de confecção de Máscaras antigas de Carnaval, com Ana Paula Iannone e Ronei Gulke. A atividade acontecerá no dia 11 de fevereiro, das 14h às 15h30, no museu. As inscrições podem ser feitas no link.

 

O museu preparou também o curso on-line Estrelas interrompidas do Cinema Brasileiro,  ministrado por Donny Correia, mestre e doutor em Estética e História da Arte e crítico de cinema. A atividade, realizada de 13 a 16 de fevereiro, das 19h às 21h, pretende abordar a vida e obra de algumas figuras importantes do cinema clássico brasileiro com carreiras interrompidas por razões muitas vezes desconhecidas e algumas de modo trágico. Para participar, basta se inscrever no link.

 

A fim de discutir a representação do tipo popular do interior do estado de São Paulo – chamado de caipira, matuto ou roceiro – acontece o curso Mazzaropi e Outros Caipiras, com Matheus Trunk, jornalista, escritor e roteirista. A atividade será on-line nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 e 2 de março, das 19h às 21h e contará com uma sessão de filme presencial e comentada no sábado, dia 4 de março, às 15h. Os interessados já podem se inscrever aqui.

 

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.