Museu do Instituto Biológico segue com mostra ‘Planeta Inseto’

Comemorando 8 anos, local amplia condições para ensinar o público sobre a importância da natureza no controle do meio ambiente

sáb, 22/12/2018 - 18h08 | Do Portal do Governo

Quem quiser aproveitar as férias e levar as crianças para se divertir e aprender, o Museu do Instituto Biológico (IB) reabriu suas portas em São Paulo com uma novidade importante para a educação ambiental e a agricultura: o controle biológico.

No ano em que comemora oito anos de sua exposição “Planeta Inseto”, o local ganha mais espaço e condições para ensinar o público sobre a importância do uso da natureza controlando ela própria.

O controle biológico, que já era abordado antes, teve seu espaço ampliado. A nova sala tem painéis grandes e coloridos que auxiliam a chamar a atenção principalmente das crianças que visitam o Museu. Tudo para ensinar o que são pragas e doenças e como elas são controladas por agentes naturais.

O visitante confere as informações e pode ver ao vivo os agentes que combatem problemas como, por exemplo, moleque-da-bananeira, lagarta do milho, mandarová da mandioca, pulgão branco e broca da cana-de-açúcar. Uma televisão completa a aula com os pesquisadores do Instituto explicando a aplicação de cada um dos agentes expostos.

Para a pesquisadora Harumi Hojo, o trabalho em equipe fez toda a diferença. “Completamos oito anos de exposição, agora fazendo esta parte que a gente gostaria de ter feito há tanto tempo, que é a área de controle biológico, uma área forte dentro do Instituto. Queremos melhorar a cada ano para oferecer para o público uma conscientização e educação ambiental melhores”, explica.

Já para o monitor Danilo Pereira, a novidade deve atrair ainda mais visitantes. “O controle biológico antes era ensinado para crianças a partir dos 10 anos. Com essa nova configuração, mais colorida, mas lúdica, ficou bom para todas as idades porque essas cores e imagens chamam muito a atenção das crianças”, diz.

O Museu do Instituto Biológico com a exposição Planeta Inseto fica aberto de terça a domingo, entre 9h e 16h, com entrada gratuita. Visitas de grupos devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (11) 2613-9500. O endereço é Avenida Doutor Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo.