Museu do Futebol recebe Troféu da Premier League neste sábado

Taça viaja na Trophy Tour do atual campeão, Manchester City, e estará na capital; no mesmo dia será transmitida partida contra o Tottenham

qui, 15/08/2019 - 9h31 | Do Portal do Governo

O Manchester City, atual campeão da primeira divisão do futebol inglês, está promovendo um tour mundial da taça da Premier League. Em São Paulo, é o Museu do Futebol que recebe o troféu para visitação do público. A exibição acontece no sábado (17), das 9h às 18h. A entrada no museu é até as 17h.

No mesmo dia, às 13h30, o Museu exibe a partida entre Manchester City e Tottenham, em um telão na área externa, sob a fachada do histórico estádio do Pacaembu. Depois do jogo, haverá talk show com o ex-jogador e embaixador do clube Shaun Wright-Phillips. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A taça da Premier League é cercada de rituais e só pode ser tocada por jogadores campeões. O troféu tem pouco mais de um metro de altura e pesa 25 quilos – quase 16 quilos apenas na base em que são gravados os nomes dos times campeões. Ele foi produzido pela Asprey London, a joalheria oficial da Coroa Britânica. A base é feita de Malacita, pedra semipreciosa de origem africana, na cor verde para representar os gramados.

Existem duas taças idênticas: uma usada pela Liga durante a temporada; e outra que fica com o campeão da temporada. É esta que vem a São Paulo. Diferentemente de outros troféus, não são feitas réplicas para ficar permanentemente com os campeões, que precisam devolvê-la quando há um novo vencedor.

Para visitar a taça, é necessário pagar o ingresso normal de entrada no Museu do Futebol (veja detalhes no serviço abaixo).

Partida no telão

Uma estrutura será montada na área externa do Museu para a transmissão de Manchester x Tottenham, incluindo palco para o debate e feira gastronômica com quatro expositores selecionados com curadoria da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Além de comida brasileira, haverá também fish&chips, tradicional prato de rua inglês: peixe empanado e batata frita.

O acesso à partida é gratuito, mas é necessário se cadastrar previamente para garantir lugar (no total, serão 800 espectadores), por meio de um formulário na internet: bit.ly/2SLm81Z.