Museu do Futebol realiza ciclo de webinários sobre gestão de museus durante a pandemia

Encontros virtuais têm como público-alvo profissionais de museus, pesquisadores ou estudantes da área

dom, 31/05/2020 - 18h52 | Do Portal do Governo

A partir de terça-feira (2), o Museu do Futebol inicia um ciclo de webinários (conferência pela internet) voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. Os webinários abordarão temas como comunicação, ação educativa e gestão de riscos, considerados estratégicos para os museus no contexto atual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online nos endereços abaixo. Os participantes podem escolher participar de um, dois ou dos três eventos. Não é necessário ser especialista em cada área. Os webinários acontecem sempre das 10h às 12h, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Primeiro módulo: Gestão de Comunicação Digital
Será na terça-feira (2). A videoconferência visa fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas que estão mantendo viva sua conexão com o público mesmo com os museus fechados, através do ambiente virtual. Também serão introduzidas ferramentas digitais acessíveis e que podem ser incorporadas definitivamente em suas nas rotinas.

O módulo será apresentado por Renata Beltrão, assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, com a participação de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes (Cruzeiro/SP) e de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação Institucional da Rede de Museus da Energia. Para fazer a inscrição, acesse is.gd/mdfwebinar1.

Segundo módulo: Ações Educativas durante o Isolamento
Será na próxima terça-feira (9), com apresentação da coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso, que vai compartilhar as experiências da instituição com mediações educativas no período de quarentena.

A intenção deste encontro é fomentar uma reflexão coletiva sobre que papéis os programas educativos de museus podem assumir neste período de isolamento e como reinventar suas ações para o momento de crise. O módulo terá a participação de Raquel Fayad, diretora-geral da Fundação Marcos Amaro e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu). Para fazer a inscrição, acesse is.gd/mdfwebinar2.

Terceiro módulo: Gestão de risco em meio à pandemia
No dia 16, último módulo terá apresentação da diretora do ICOM Brasil e assessora de Diretoria do IDBrasil, Marília Bonas, e a participação de Alessandra Labate Rosso, membro do Conselho de Administração do ICOM Brasil e coordenadora do Núcleo de Coleções da EXPOMUS, empresa com 40 anos de experiência na área de museus no país.

Nesse módulo, serão apresentadas e discutidas as recomendações oficiais do ICOM Brasil em relação à pandemia da COVID-19, com foco em gestão de risco. Serão abordados tópicos referentes a conservação de acervo, manutenção predial e medidas de segurança que devem ser tomadas durante o fechamento da instituição. Para fazer a inscrição, acesse is.gd/mdfwebinar3.