Museu do Futebol: Histórias da Várzea debate prática em área pública

Segundo encontro do Ciclo Histórias da Várzea ocorre neste sábado (21) e vai estimular conversa sobre ocupação dos campos em São Paulo

qua, 18/10/2017 - 20h09 | Do Portal do Governo

Será realizado neste sábado (21), no Museu do Futebol, das 9h às 13h, o segundo encontro do “Ciclo Histórias da Várzea: o futebol amador na cidade de São Paulo”. O primeiro encontro foi realizado no dia 6 de setembro, e o ciclo será encerrado em 25 de novembro.

Os encontros contam com a participac?a?o de representantes do futebol de va?rzea paulistano, pesquisadores, jogadores, jornalistas e interessados. São abordados temas como os histo?ricos dos campeonatos, permane?ncia de campos na cidade, profissionalizac?a?o de jogadores e experie?ncias de tombamento de campos de futebol como patrimo?nios histo?ricos e culturais.

“A cidade de Sa?o Paulo conta com inu?meros espac?os onde o futebol de va?rzea e? praticado que desempenham um papel importante para a cultura e o lazer, em especial para comunidades afastadas das a?reas centrais da cidade”, afirma Camila Aderaldo, Coordenadora do Centro de Refere?ncia do Museu do Futebol.

“O futebol na?o e? apenas o jogo em si, mas a vive?ncia intensa em torno desse esporte. Preservar a memo?ria e esses espac?os e? valorizar na?o apenas a cultura do futebol, mas a pro?pria cidade e a relac?a?o das pessoas com ela. E? parte da missa?o do Museu do Futebol fomentar essas reflexo?es”, completou Camila.

Neste sábado, a partir das 9h30, será debatido o processo de tombamento do Parque do Povo. Participam desta conversa os professores José G. Magnani e Simone Scifone, com mediação do doutor em Antropologia Social, Enrico Spaggiari.

Magnani é antropólogo e coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP; Simone é geógrafa do departamento de Geografia da USP que integrou a equipe técnica do Condephaat que elaborou o estudo de tombamento do Parque do Povo; e Spaggiari é também editor do site Ludopédio e membro do Ludens, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas que integra pesquisadores da USP, Unicamp, Unesp e Unifesp.

Em seguida, a partir das 11h, o bate papo será em relação às experiências sobre ações de preservação de campos de futebol. Nesta conversa estarão presentes José Gomes, do Pequeninos do Jockey; Paulo Cesar Dutra, da Associação Anhanguera; e Otacílio Ribeiro, Sociedade dos Clubes Mantenedores do Complexo Esportivo do Campo de Marte.

“Nossa maior preocupac?a?o e? pensar em como preservar os campos de futebol, como os nossos do Campo de Marte, que esta?o ali ha? 60 anos e que sa?o parte fundamental da histo?ria e da cultura da nossa cidade. Esses espac?os, aliados a? estrutura de um parque pu?blico, te?m potencial enorme para ampliar o acesso ao esporte e lazer para a populac?a?o”, comenta Otaci?lio, membro da Sociedade.

A conversa com os profissionais que têm experiência na administração desses espaços terá a mediação do jornalista Diego Viñas, especialista no tema e criador do site VárzeaPédia, que reúne a história de clube amadores do Brasil.