Museu do café tem programação especial durante a 22ª Semana Nacional de Museus

Agenda contará com palestras on-line, oficina infantil e tour por locais do Centro Histórico que ajudam a contar a história do café em SP

seg, 13/05/2024 - 14h12 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno de SP

Entre os dias 14 e 18 de maio, o Museu do Café participará da 22ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A edição de 2024 traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus celebrado no dia 18. O Museu do Café é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Em 14 e 17 de maio, às 16h, o Núcleo Educativo do Museu apresentará por meio de palestras virtuais dois projetos diretamente relacionados à pesquisa e à formação. Um deles abrange as iniciativas realizadas em colaboração com a Fundação Casa; enquanto o outro denominado “O Museu é Aqui”, se concentra em ações dedicadas ao público escolar. Os educadores compartilharão os desafios do planejamento e da execução desses projetos, assim como os resultados conquistados.

Já no Dia Internacional dos Museus as atividades contemplam crianças e adultos. Às 11h, os pequenos irão participar de uma visita mediada para conhecer melhor o Museu e a importância dos patrimônios históricos. De forma lúdica, a iniciativa busca despertar nas crianças o interesse e a curiosidade sobre o espaço museal. Em seguida, poderão confeccionar seu próprio pôster utilizando técnicas de colagem e ilustrações de partes do prédio para criar uma arte única.

Mais tarde, às 14h, será realizado um roteiro histórico do café. Primeiro os participantes vão conhecer os projetos educativos e fazer uma degustação de cafés especiais no Centro de Preparação de Café (CPC). Na sequência, um tour partirá da Bolsa Oficial de Café passando por locais no Centro Histórico que destacam a importância do grão para o desenvolvimento do Estado de São Paulo. A atividade terminará no Rei do Café uma das mais tradicionais casas de café de Santos com uma apresentação sobre o processo de torrefação dos grãos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap