Museu de Arte Sacra recebe exposição sobre simbolismo da cruz

‘Cristo Rei – Cristo Redentor’, em cartaz até 1º de setembro, reúne telas do artista português José Jorge; entrada é gratuita

dom, 16/06/2019 - 14h21 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Sacra (MAS) de São Paulo abre suas portas para receber a exposição “Cristo Rei – Cristo Redentor”, do artista português José Jorge. As 12 pinturas apresentadas, em tinta acrílica e técnica mista sobre madeira, exibem a cruz, figura geométrica cujo fascínio sempre habitara o inconsciente do artista e o imaginário coletivo da humanidade. A mostra entra em cartaz neste domingo (16) e fica até 1º de setembro.

“A cruz existe desde o início da história; ela é um símbolo universal e com múltiplos sentidos que estão no inconsciente coletivo da humanidade, é forma geométrica elementar como o triângulo, o quadrado e o círculo. O cristianismo não inventou a cruz, mas é na sua iconografia que a variedade de formas atinge o seu esplendor”, comenta o diretor do MAS-SP, José Carlos Marçal de Barros.

Para expressar aspectos da cruz além do religioso, José Jorge investiga o impacto deste ícone mundial, uma figura geométrica composta por duas linhas ou barras perpendiculares, cujo poder de alusão ao martírio de Jesus a tornou o principal signo do Cristianismo.

Nos dizeres de José Carlos Marçal de Barros: “Denominada ‘Cristo Rei – Cristo Redentor’, tem entre seus objetivos evidenciar a ligação estreita entre os dois locais em cada lado do Atlântico e também prestar ao final de sua itinerância uma homenagem da arte Portuguesa ao Brasil, quando será efetivada uma doação de um dos quadros. Tão interessantes são as obras que acreditamos, sinceramente, que os nossos visitantes mais do que bem impressionados mergulharão nas profundezas simbólicas habitadas pela emoção e pela identidade”.