Museu da Inclusão traz mostra sobre a força da mulher com síndrome de Down

“De Dentro para fora” retrata a história da atriz, escritora, influencer, ativista e portadora de síndrome de Down Tathi Piancastelli

qua, 31/05/2023 - 16h23 | Do Portal do Governo

A atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down, Tathi Piancastelli, se prepara para apresentar em São Paulo a exposição “De Dentro para Fora”, que retrata sua história fazendo um paralelo à sociedade, o preconceito, a ignorância, junto à sensação da pessoa com síndrome de Down perante à opressão de sua voz, desejos e sentimentos.

O projeto foi lançado na ONU, em Nova York e em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir do dia 02 de junho.

Pelas lentes de Nila Costa, a exposição contará com 18 painéis fotográficos e 2 obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão. A história desta obra tem um significado especial. Nila Costa, conceituada fotógrafa, reconhecida por seus ensaios com gestantes, é mãe de Alice, que também é uma pessoa com síndrome de Down.

O encontro com Tathi aconteceu nos Estados Unidos: encantada com sua história e independência, Nila a convidou para um ensaio para a revista “Acontece”, de conteúdo brasileiro em Miami. O resultado deste trabalho foi tão impactante, que surgiu a ideia de convidar a fotógrafa Jade Matarazzo como curadora do projeto.

“De Dentro para Fora” representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down. É uma exposição inclusiva e interativa, sendo totalmente acessível, com vídeos e imagens. O objetivo é que todas as pessoas possam interagir e expressar seus sentimentos, através das sensações causadas pelas obras.

Além de destacar as vivências de uma pessoa com síndrome de Down na sociedade, a exposição traz uma ideia cronológica das fotos e destaca uma mulher – Tathi – tentando emergir, chegando até suas grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo sua peça, até os dias atuais.

A exposição acontece de 2 a 26 de junho no Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.