Museu da Imigração recebe mostra ‘Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão’

Exposição audiovisual revela edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens construídas e traça um guia de viagem do Japão

qua, 19/04/2023 - 16h07 | Do Portal do Governo

O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo –, localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, inaugura, em 19 de abril (quarta-feira), às 11h, em parceria com a Fundação Japão, a exposição temporária Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão.

A mostra apresenta 80 intrigantes edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens construídas, em um acervo de fotos, vídeos e textos que refletem a profunda relação da arquitetura desenvolvida no país com sua geografia, os fenômenos naturais extremos e as mudanças culturais e econômicas acontecidas nos últimos dois séculos.

Do ingresso do país no pensamento moderno, em meados de 1854, passando pelo cenário do pós-guerra, a partir de 1945, até os dias atuais, a produção tem exemplos de construções que transmitem o ambiente social onde foram instaladas, a conjuntura histórica e o pensamento de cada época. As intervenções tecnológicas, na particular geografia do Japão, ora em fricção, ora em harmonia com a natureza, é também um aspecto relevante na mostra, o que reafirma a íntima relação entre contexto histórico, espacial e cultural.

Na exposição, é possível conferir ambientes que surgiram na modernização, como reflexo do rápido crescimento econômico; outros que emergiram em resposta aos processos de destruição causados pelo ritmo de crescimento exacerbada da era moderna; ambientes regenerativos, pensados para mitigar e resolver desafios populacionais e econômicos, e sustentáveis, com proposições de um tempo e modo de vida mais desacelerados.

Por fim, a produção posiciona a arquitetura do Japão como um meio de desvendar o país e convida o espectador a uma viagem por diferentes partes do seu território, a partir do paradigma do novo turismo do século 21. Nesse sentido, o conjunto da exposição se propõe a ser um “guia de viagem”, com uma amostra de espaços construídos que, quando acessados, elevam a experiência do visitante a um contato mais profundo com a cultura e os valores desses locais.

A mostra permanecerá em cartaz até 11 de junho, durante o horário de funcionamento do MI: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da bilheteria às 17h. A programação completa pode ser conferida no site (sujeita a alterações).