Museu da Imigração debate a realidade de crianças e jovens nas migrações internacionais

Agenda híbrida de novembro terá, ainda, live, oficinas e lançamento de livro

ter, 09/11/2021 - 16h48 | Do Portal do Governo

O cronograma de novembro do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – contará com roda de conversa on-line, live, oficinas de pintura e artesanato e lançamento de livro. As atividades serão voltadas tanto para quem deseja participar presencialmente quanto para aqueles que preferem acompanhar à distância.

No dia 18 (quinta-feira), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Unicamp, o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” e o Observatório das Migrações em São Paulo, acontecerá a quinta edição da roda de conversa “VOZES”, que trabalhará a temática “crianças e jovens nas migrações internacionais”.

Por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube, marcada para iniciar às 10h, o público poderá assistir apresentações de convidados abordando identidade e pertencimento, experiências pedagógicas, estratégias de educação não formal e proteção à infância e a partilha de histórias e afetos nas famílias migrantes.

No mesmo dia, uma live da série “Conversas entre MI e MC” terá como foco a incorporação dos podcasts na rotina das instituições museológicas. No bate-papo, agendado para às 17h, no Instagram, os pesquisadores Bruno Bortoloto e Pietro Amorim (Museu do Café) e Thiago Haruo (Museu da Imigração) trocarão ideias sobre a vivência com essa ferramenta – após a produção, respectivamente, de “Café Sem Filtro” e “Mobilidade Humana e Coronavírus”.

Em referência ao Dia da Consciência Negra, os artistas plásticos Lavi Kasongo (República Democrática do Congo) e Paulo Chavonga (Angola) ministrarão uma oficina de pintura no dia 20 (sábado), às 11h. Na atividade ao ar livre, os profissionais – envolvidos em ações anteriores do Museu – compartilharão as suas técnicas e vivências. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente. As vagas são limitadas.

Já às 15h, a oficina “Ponto a Ponto”, com os educadores Bruna Marques e Luiz Gregório, ensinará o passo a passo para a confecção do macramê nó festone (duas guias), no Zoom. Os interessados em descobrir como desenvolver o recurso devem garantir a presença até o dia 19 (sexta-feira), às 17h. Para o melhor andamento da proposta, as vagas também são limitadas.

Finalizando a agenda, o lançamento do livro “Os ventos ao sul” poderá ser prestigiado no dia 27 (sábado), às 11h, no jardim. O romance de Fragata de Morais foi, originalmente, publicado pela Mayamba Editora, em Luanda (Angola), e chega ao Brasil pela Aetia Editorial. No material, os leitores se deparam com a saga da família Labrego, originária do Porto (Portugal), cujo protagonista se envolve com a Revolução Setembrista e é julgado e deportado para a Angola, cumprindo pena de seis anos.

Serviço

VOZES – Crianças e jovens nas migrações internacionais
Data: 18 de novembro
Horário: 10h
Plataforma: YouTube

Live “Conversas entre MI e MC”
Data: 18 de novembro
Horário: 17h
Plataforma: Instagram

Dia da Consciência Negra | Oficina de pintura
Data: 20 de novembro
Horário: 11h
Local: Museu da Imigração
Inscreva-se

Oficina “Ponto a Ponto: macramê nó festone (duas guias)”
Data: 20 de novembro
Horário: 15h
Inscrição: até 19 de novembro, às 17h
Plataforma: Zoom

Lançamento do livro “Os ventos ao sul”
Data: 27 de novembro
Horário: 11h
Local: Museu da Imigração

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento
www.museudaimigracao.org.br