Museu da Imigração celebra festejos natalinos com ‘Noche de las Velitas’ colombiana

Encontro nesta quarta-feira (7) inclui gastronomia, feira de empreendedores do setor têxtil, artesanato e cosméticos e show musical

ter, 06/12/2022 - 17h37 | Do Portal do Governo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo, em parceria com Consulado Geral da Colômbia, comemora nesta quarta-feira (7), a partir das 17h30, a Noche de las Velitas, evento cultural que celebra as raízes africanas do povo colombiano.

Dando início às celebrações do Natal, anualmente em 7 de dezembro os colombianos saem às ruas para enchê-las de luz. Nos vilarejos e grandes cidades do país, como Medellín, Villa de Leya, Corrales e Quimbaya, milhões de velas e lanternas de todas as cores são acesas para celebrar a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria e pedir paz ao mundo.

Na capital paulista, o encontro será realizado nos jardins do Museu e incluirá degustação gastronômica, feira de empreendedores do setor têxtil, artesanato e cosméticos e um show musical da região do Pacífico (Chocó), que concentra a maior população afrodescendente da Colômbia.

A partir das 18h30 o público será convidado a participar da tradicional cerimônia de las velitas. Espalhadas pelo jardim, iluminando a noite, as luzes farão desenhos por todo o espaço, criando uma atmosférica mágica.

Na Colômbia, país predominantemente católico, esta é uma das festividades mais tradicionais da cultura local. Crianças e adultos se reúnem em família, aproveitando o fato de o dia seguinte ser feriado.

A data foi proclamada pelo Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854 e a história diz que, após a decisão, fiéis de várias partes do mundo acenderam velas para celebrar o momento.