Museu da Casa Brasileira tem Mercado Manual especial de Dia das Mães

Neste fim de semana, dias 4 e 5 de maio, a 10ª edição do evento celebra a natureza com programação gratuita e ações sustentáveis

sex, 03/05/2019 - 13h01 | Do Portal do Governo

Para homenagear o Dia das Mães, o Museu da Casa Brasileira vai realizar a 10ª edição do Mercado Manual neste fim de semana, dias 4 e 5 de maio. Além de incentivar a cultura feita à mão com 114 expositores, o Mercado terá a temática “Mãe Terra”, com oficinas gratuitas e intervenções ligadas à sustentabilidade.

São novidades a parceria com a Casa Causa – rumo à meta Lixo Zero –, o lançamento do projeto Caravana Manual e a cenografia recoberta por juta, fibra cultivada por manejo sustentável por cerca de 15 mil famílias no Amazonas e no Pará, resultado da colaboração com a empresa Juta Castanhal.

Como em outras edições, haverá projeto exclusivo, assinado pelo Erê Lab, dedicado às crianças. Para a diretora geral Miriam Lerner, “o MCB é o único museu do país voltado ao design e arquitetura, e realiza eventos, como o Mercado Manual, a fim de estimular a economia criativa e valorizar o pequeno produtor ou artesão. Promover seu contato direto com o consumidor final e garantir a sustentabilidade desta cadeia é um dos nossos objetivos”, explica.

No evento, serão realizadas oficinas para conscientizar o público sobre permacultura, coleta de resíduos e reciclagem. “Queremos que todo o resíduo coletado seja descartado corretamente. Teremos a participação de cooperativas e carroceiros auxiliando na educação ambiental e coleta na nossa equipe”, conta Flávia Cunha, fundadora da Casa Causa e embaixadora do Instituto Lixo Zero no Brasil.

Outra ação inédita é a chegada da Caravana Manual, projeto itinerante de curadoria de artesãos de comunidades Brasil afora para troca de saberes e fazeres manuais. O primeiro a desembarcar é o Criquê Caiçará, criado pela designer Paula Dib em parceria com um grupo de artesãs que vivem na Estação Ecológica da Jureia, litoral Sul de São Paulo.

Há ainda criadoras que esculpem flores, folhas e pássaros na caixeta (espécie nativa da região, colhida por manejo sustentável), resultando em peças coloridas por tintas à base d’água. Além de conhecer de perto este trabalho, algumas das artesãs do projeto farão parte da programação do MM10.

Elas irão realizar uma oficina em que os participantes vão aprender a entalhar e aquarelar pingentes de madeira, cujas formas também são inspiradas em plantas da Mata Atlântica. Confira aqui a programação completa.