Museu Catavento recebe exposição “Mundo das Abelhas”

Espaço sensorial integra o Complexo de Polinizadores da instituição; mostra será inaugurada no dia 22 de dezembro

seg, 18/12/2017 - 11h32 | Do Portal do Governo

O Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a instalação “Mundo das Abelhas” no dia 22 de dezembro, às 15h. O ambiente interativo e sensorial destacará a importância dos insetos para a manutenção da biodiversidade e produção de alimentos para a sociedade.

A nova atração integra o Complexo dos Polinizadores, que já conta com o Borboletário e o Jardim de Polinizadores. A exposição está dividida em três estações (Natureza, Fazenda de Abelhas e Colmeia), em uma área de 100 m², no claustro do Museu Catavento, em frente ao Jardim e ao Borboletário.

Destaques

A entrada é um portal em formato de colmeia, que convida o visitante a vivenciar o universo das abelhas. A primeira estação proporciona uma experiência sensorial, na qual o público pode assistir a filmes e participar de jogos interativos, incluindo o de memória, que mostra os principais tipos de espécies espalhadas pelo mundo.

No espaço central, a “Fazenda de Abelhas”, o piso tem textura de madeira rústica. A ideia é mostrar para os visitantes uma estrutura de colmeia industrial, como se estivessem em uma fazenda de mel. Nessa parte, é abordada de que forma os insetos se organizam em sociedade e outras curiosidades. Na seção, ficam disponíveis microscópios com lâminas que mostram pólen, mel e olhos das abelhas.

Na última parte da mostra, a ambientação conta com o som direcional do voo dos exemplares e o aroma de mel, para que os visitantes se sintam dentro de uma colmeia. Também é realizado um jogo interativo de perguntas e respostas, no qual o participante deve adivinhar algumas peculiaridades sobre o assunto.

SERVIÇO

Inauguração do “Mundo das Abelhas” no Museu Catavento
Data: 22 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II – Centro – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3315-0051
Funcionamento: terça-feira a domingo, (fechado às segundas), das 9h às 17h (Bilheteria fecha às 16h)
Estacionamento pago no local
R$ 6,00 | Grátis aos Sábados
Acessibilidade no local
www.cataventocultural.org.br