Museu Catavento ganha o Travellers’ Choice 2021

Equipamento foi reconhecido pelas excelentes avaliações de seus visitantes durante 2020, apesar dos desafios enfrentados na pandemia

dom, 29/08/2021 - 10h01 | Do Portal do Governo

O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, foi reconhecido como vencedor do prêmio Travellers’ Choice de 2021 e notificado de que faz parte do grupo de 10% das melhores atrações do mundo.

O Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores é o maior reconhecimento que o Tripadvisor oferece. O site se baseia em milhões de avaliações e opiniões de viajantes do mundo todo e reflete a excelência no serviço, a qualidade e a satisfação dos clientes sobre destinos, atrações, restaurantes e experiências.

O Tripadvisor usa um algoritmo proprietário para determinar os vencedores e, além dos aspectos elencados acima, leva em conta a quantidade e a recenticidade das avaliações e opiniões enviadas pelos viajantes do Tripadvisor em um período de 12 meses.

Das 7.824 avaliações recebidas no site TripAdvisor, 5.650 classificam o Museu Catavento como excelente e 1.931 como muito bom. Na avaliação @eustaquiojrf de Cuibá, realizada em novembro de 2020, o museu é “ótimo lugar para aprender e se divertir. Acessível e com muitas surpresas. Excelente para crianças e também para adultos. Vale uma visita”.

Já para ManuCWB de Curitiba, em avaliação realizada em setembro de 2020, “o Catavento é um dos melhores lugares do Brasil para aprender e brincar em qualquer idade. Há espaços temáticos de Astronomia, Física, Química, Biologia, etc. Cada sala vale muito a pena”. Essas e muitas outras avaliações e comentários dos visitantes do Museu Catavento podem ser conferidos em http://bit.ly/TripAdvisorMuseuCatavento.

Apesar da pandemia, o Museu Catavento manteve sua interação com o público através de atividades virtuais e na retomada do atendimento presencial seguiu à risca os protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo, garantindo uma experiência rica e segura para seus visitantes. Mesmo com o fechamento, durante a fase mais crítica, se manteve entre os 10 museus mais visitados do Brasil em 2020, segundo resultados do Formulário de Visitação Anual aplicado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulgado em janeiro deste ano.

Hoje o museu é bastante procurado para produção de conteúdos audiovisuais e tour virtuais por emissoras de TV e canais educativos de instituições diversas, a exemplo do Festival Amazonas de Ópera (FAO), que na edição de 2021 gravou uma de suas óperas no Catavento e até mesmo o mais novo reality show da Globo, The Masked Singer Brasil, cuja equipe gravou várias passagens no espaço.

O Museu Catavento é administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional e foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e

transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. O museu está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias, inaugurado em 1924.