Mundo do Circo SP alcança cerca de 55 mil visitantes em janeiro

Programação gratuita do Novo programa de Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte será mantida em fevereiro

ter, 07/02/2023 - 10h04 | Do Portal do Governo

O Mundo do Circo SP inaugurado em 20 de dezembro do ano passado fez nova temporada em janeiro. Em doze dias de programação – de 17 a 22 e de 24 a 29/1 -, alcançou a marca de 53.312 visitantes, quase cinco vezes o número do mês de lançamento. Nos oito dias e 50 atrações de dezembro, foram reunidas 11.223 pessoas.

O programa, iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, fica no Parque da Juventude, zona Norte da capital paulista.

“A intenção foi jogar luz a um setor que tem séculos de existência e que vinha demandando um espaço importante na capital”, afirmou Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora do programa. “A parceria do setor público, dos artistas e companhias circenses para chegarmos nesse formato de programa foi fundamental para o sucesso de público que estamos observando”.

No Mundo do Circo SP, janeiro foi marcado por 168 atividades e espetáculos, entre shows, intervenções e a 15ª edição do Festival Circo SP, que este ano comemorou o aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo. Shows de Marcelo Jeneci, Rita Cadillac, e até o lançamento de um livro integraram o Festival.

Quase mil profissionais, entre artistas, equipe de produção, técnica e outros serviços, participaram do segundo mês de funcionamento do Mundo do Circo SP.

Em fevereiro, o Mundo do Circo SP mantém as atrações gratuitas de terça a domingo, sempre das 11h às 18h. De segunda a sexta, a exposição Mundo do Circo, montada na Lona de Exposição, ficará aberta. Com curadoria do ator, diretor e palhaço Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu, a exposição é um conjunto de maquetes e brinquedos, quase sempre com possibilidade de interação e manipulação, que remete às artes circenses.

Aos finais de semana, na Grande Lona, serão apresentados espetáculos como “O Homem Foca” (4/2) do malabarista Guga Morales, especializado em equilibrismo e teatro de rua; mágicos como Léo Pedroso (5/2), conhecido por suas habilidades técnicas e interativas com o público, e Willian Seven com o show Encantos e Venturas (11/2); a peça Biruta, Nua e Crua (12/2), de Calini Detoni; e o Serenata sem Fronteiras (25/2), que une música e palhaçaria. O Picadeiro a Céu Aberto receberá intervenções artísticas variadas, como o globo de motos, equilíbrio em monociclo, entre outros.

Durante os dias de Carnaval – de 18/2 ao meio-dia de 22/2 – o Mundo do Circo SP ficará fechado. Mais informações sobre a programação, acesse o site www.mundodocircosp.com.br

Sobre o Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.

A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.

O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação.

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude.

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da

Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.