Alckmin entrega Selo Paulista da Diversidade

A certificação difunde o conceito de que a força de trabalho diversificada deve ser vista como estratégia empresarial de sucesso

ter, 19/02/2013 - 17h13 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 19 de fevereiro, da cerimônia de certificação e homenagem a 18 empresas participantes do programa Selo Paulista da Diversidade, iniciativa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT.

O governador destacou a importância da iniciativa. “São Paulo é o Estado da pluralidade. Aqui vieram pessoas do mundo inteiro, de todas as crenças, credos, raças, orientação sexual. É a terra do acolhimento, uma cidade aberta e por isso precisa ser vanguarda, no sentido de avanços. E não é apenas não ter preconceito, é mais do que isso: é promover a diversidade. E a melhor maneira é emprego, renda, inserção no mercado de trabalho. Essas empresas nos orgulham, são empresas cidadãs, com responsabilidade social”, afirmou Alckmin.

No evento, que teve a participação do secretário do Emprego, Carlos Ortiz, seis empresas receberam seus certificados na categoria adesão: Citibank, Embraer, Fersol, Pinheiro Neto Advogados, Basf e Novartis. Estas instituições se inscreveram no programa no decorrer de 2012 e tiveram seus projetos aprovados pelo Comitê Gestor. O Selo tem validade de dois anos.

Na ocasião, foram homenageadas 12 empresas certificadas pelo Selo Pleno em 2011: Sabesp, Accenture do Brasil, Associação Comercial de São Paulo, Banco Bradesco, Comgás, Companhia Energética de São Paulo, Grupo Pão de Açúcar, Dow Brasil, Equipalcool Sistemas, Jari Celulose, Kraft Foods Brasil e Veyance Technologies do Brasil.

Mais sobre o programa

O Selo Paulista de Diversidade foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 22 de agosto de 2007, pelo Decreto 52.080 e objetiva estimular as organizações públicas, privadas e da sociedade civil a inserir este assunto na sua gestão de recursos humanos.

A certificação difunde o conceito de que a força de trabalho diversificada deve ser vista como estratégia empresarial de sucesso e sobrevivência em um mercado globalizado e em constante mudança.

Essas boas práticas são relacionadas à discussão, preocupação e inclusão, na política de recursos humanos das empresas, das temáticas das pessoas com deficiência e as questões étnico-racial, de gênero, idade, orientação sexual e para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da diversidade nos ambientes de trabalho.

Para isso, foram criadas duas categorias: “Selo Paulista da Diversidade – Adesão” e “Selo Paulista da Diversidade – Pleno”.

Para maiores informações, acesse o site do programa

Da Secretaria do Emprego e das Relações de Trabalho