SP investe R$ 2,1 milhões em nova escola e Etec em Cajamar

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Dizer da minha alegria de vir aqui nesta tarde e encontrar tanta gente aqui, bem disposta, feliz com […]

seg, 04/08/2008 - 12h17 | Do Portal do Governo

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Dizer da minha alegria de vir aqui nesta tarde e encontrar tanta gente aqui, bem disposta, feliz com esta inauguração.

É uma escola, uma bela escola, que vai ter pelo menos mil. Quantas vagas são, Maria Helena? Oitocentas e quarenta vagas, oito salas de aula, ao lado de uma ETEC sobre a qual vamos falar em seguida.

Eu queria cumprimentar o prefeito Zé Davi, cujas palavras agradeço. A Rita, que é presidente do Fundo de Solidariedade, que está lá atrás. A Maria Helena, que é nossa secretária da Educação.

Estão aqui também o nosso chefe da Casa Militar do governo, o secretário coronel Luiz Massao Kita. Os deputados estaduais Gil, que nos falou. O Gilmaci, também aqui presente. O nosso sempre deputado, ex-prefeito, nosso amigo André Benassi, de Jundiaí. A Laura Laganá, que é superintendente do Centro Paula Souza. O Centro Paula Souza é uma Fundação do Governo do Estado que trabalha na área do ensino tecnológico e técnico. É um braço do Governo do Estado nessa área. E o prefeito de Santana de Parnaíba, o Benedito Fernandes.

Queria cumprimentar também os vereadores aqui de Cajamar, o Grupo da Melhor Idade. Não estou vendo ninguém aqui da terceira idade. Não vocês não parecem, não deu para saber antes, olhando. Queria cumprimentar supervisores, dirigentes da área de ensino, diretores, diretoras, professores, funcionários, pais, alunos.

Bem, esta escola já está funcionando. Não é, Maria Helena? É uma escola que já está em andamento, uma escola estadual, embora a gente esteja aqui em Cajamar também municipalizando escolas, principalmente da primeira à quarta série. Isto não significa tirar recursos. Pelo contrário, acabam indo mais recursos para as escolas. Para o Governo do Estado custa mais a transferência, porque ele continua pagando os professores, continua com encargos. Mas o prefeito pode olhar melhor a escola, cuidar melhor da escola, especialmente nos primeiros anos.

Como foi dito, a Escola Técnica, uma Etec, que começa a funcionar agora, neste semestre, com capacidade para oitocentas vagas, com cursos de Design Gráfico, Química e Logística. Cada aluno que termina a escola técnica tem uma chance de 80% de conseguir emprego. Ou seja, a cada dez alunos que se formam numa Escola Técnica, oito já saem com emprego garantido quando terminam a escola.  E isso é ensino de nível médio, ou seja, não precisa ter o nível médio completo para poder fazer uma Etec. Pelo contrário, a própria Etec proporciona ensino médio, junto com o ensino técnico, em períodos diferentes, de maneira que o aluno fica quase praticamente em tempo integral.

O ensino médio das Etecs é o melhor de São Paulo. Nas avaliações dos exames nacional e estadual de ensino médio, as melhores notas são obtidas pelo pessoal de ensino médio da Paula Souza, das Etecs. Portanto, estamos cuidando também da expansão do ensino médio de qualidade.

Só aqui na região, temos uma grande quantidade de novas matrículas no ensino médio em Administração e Logística. Em 2009, entra o Design Gráfico, entra a Química, aqui no município. Estão se expandindo ou criando escolas em Caieiras, Francisco Morato, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista. São três mil trezentas e sessenta vagas, num raio de 40 quilômetros de Cajamar. Assim, é possível que alguém queira fazer um curso que não tem aqui, vai para outra e da outra vem para cá também. Isso faz parte do sistema de ensino.

Na Grande São Paulo, em toda a região que circunda a cidade de São Paulo, a expansão de matrículas é de quarenta e duas mil e quinhentas. É a maior expansão do ensino técnico da história de São Paulo. Quando chegarmos em 2010, nós já vamos ter um sistema capaz de absorver cento e setenta mil alunos. Nós temos, hoje, setenta e poucos mil. Em 2010, a capacidade vai ser de cento e setenta mil, que vai ser alcançada em 2012, porque muitas escolas só vão funcionar, o aluno precisa passar para o segundo ano, então tem uma defasagem aí. Mas a capacidade instalada vai ser para cento e setenta mil alunos. Mais do dobro do que nós encontramos.

Com as Fatecs, as Faculdades de Tecnologia, ocorre a mesma coisa. Nós encontramos vinte e seis, vamos deixar funcionando mais de cinqüenta e duas. A Faculdade de Tecnologia é uma de três anos, é ensino superior, 90% dos alunos já saem com emprego, mais alto ainda que das Etecs. É uma expansão grande, que tem dois objetivos fundamentais.

Primeiro, emprego de qualidade para os nossos jovens. Segundo, ajudar no desenvolvimento de São Paulo, porque se criam muitas empresas e na hora H falta mão de obra qualificada. O desemprego é o problema mais grave que tem, especialmente entre a juventude. Às vezes, tem o paradoxo, a situação, a ironia, de que tem emprego e não há mão de obra qualificada para isso. Nós estamos eliminando esta defasagem existente em São Paulo, e – em muito maior escala – no Brasil.

Este é o maior programa de expansão do ensino técnico e tecnológico do Brasil, não apenas comparando com outros Estados, como também com o Governo Federal. Nós estamos fazendo isso graças à qualidade e ao esforço do Centro Paula Souza. Aliás, nós fizemos toda uma reestruturação de carreira no Paula Souza, para pagar melhor os professores todos dessa área que são CLT e que tinham remuneração muito defasada. Isso vai ter impacto também na qualidade do ensino. É a coisa mais importante que nós temos aqui.

O vice – prefeito falou das estradas, ou pavimentação, e é verdade. A gente está investindo muito nisso. Vamos tocar a Estrada Velha para Campinas. Eu não conheço a Estrada Velha para Campinas, mas deve ser muito importante essa estrada, além daquelas outras que ele mencionou. E também uma coisa que é pouco visível, a maioria não vai nem ficar sabendo: nós vamos fazer duas Estações de Tratamento de Esgotos aqui em Cajamar, coisa que é muito importante.

Muito importante para a saúde da população, das crianças, para baixar a mortalidade infantil. E muito importante para o ambiente, para a qualidade do ar, e em geral para o meio ambiente do município. Cajamar é um município que tem progredido. Eu estava dizendo para o prefeito que me recebeu, quando cheguei: Cajamar já tem, de arrecadação, quase o dobro da média dos municípios de São Paulo. Pegar todos os municípios de São Paulo, ver a arrecadação, vê quanto arrecada por habitante. Cajamar já tem quase o dobro.

Não era assim há algum tempo. Isso está acontecendo porque a cidade tem progredido, atraído empresas, gerado empregos. E nós vamos continuar fazendo esse apoio porque essa é a necessidade maior de São Paulo, de todo o Brasil: é emprego, produção, abertura de oportunidades para a nossa população, especialmente para a população jovem. Para isso, vocês podem contar com o Governo do Estado, podem contar comigo pessoalmente nesse trabalho.

Queria dar aqui o meu abraço e, em relação às Etecs, queria dizer que eu quero ter o enorme prazer de voltar aqui para a primeira formatura que houver, daqui a dois anos.

Muito obrigado, um abração.