SP forma cuidadores de pessoas com deficiência

Iniciativa é uma parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a Faculdade de Medicina da USP, Centro Paula Souza e Fundação de Apoio à Tecnologia

seg, 25/06/2012 - 19h55 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 25, da formatura da primeira turma do Curso de Qualificação Básica de Cuidadores de Pessoas com Deficiência. Foram entregues 51 certificados emitidos pelo Centro Paula Souza. Entre os 90 inscritos, 73 alunos concluíram o curso e 51 foram aprovados.

“É o primeiro curso de formação de cuidadores de pessoa com deficiência. Hoje temos perto de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, 42 milhões no Brasil, quase nove milhões em São Paulo. Então, há necessidade de pessoas preparadas, com formação, comportamento, conhecimento, para poder trabalhar e prestar esse serviço importantíssimo. Seja nas escolas, nos hospitais, nos home-care, nas residências. A primeira formatura teve um excelente resultado, com aproveitamento dos alunos na área dos direitos da pessoa com deficiência, organização e planejamento, saúde, nutrição, fono, saúde para pessoa com deficiência em um trabalho muito bonito”, disse o governador Alckmin.

O curso teve duração de três meses e 90% do plano de ensino foi realizado à distância, por meio de uma plataforma virtual. A iniciativa é uma parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

O conteúdo do curso foi distribuído em oito eixos principais, sendo eles Características do Curso e Enfoque Integrado, Noções de Organização e Planejamento, Hospitalidade Doméstica e Pública, Moda Inclusiva, Direitos da Pessoa com Deficiência, Saúde Integral, Saúde da Pessoa com Deficiência, Síntese e Consensos.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência