SP abre mais 50 mil vagas para cursos de Gestão de Pequenas Empresas

Queria dar o meu boa noite a todos e a todas. Cumprimentar o presidente da FIESP, o Paulo Skaf; o José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho; cumprimentar também […]

seg, 24/03/2008 - 15h51 | Do Portal do Governo

Queria dar o meu boa noite a todos e a todas.

Cumprimentar o presidente da FIESP, o Paulo Skaf; o José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho; cumprimentar também o prefeito Gilberto Kassab; os colegas governadores José Roberto Arruda, Jacques Wagner, a Wilma Faria, o Eduardo Braga, o Binho Marques e o Marcelo Miranda, além do sempre governador Jorge Viana.

Queria cumprimentar também os presidentes de federação aqui presentes, do Mato Grosso, Mauro Mendes; o Antonio Carlos Silva, Dr. Silva, do Amazonas, e o João Salomão, da Federação do Acre. Os senadores Tasso Jereissati; Marconi Perillo, Romeu Tuma; a nossa secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; queria saudar também o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun – segunda vez que eu vejo o Markun de barba e continuo achando estranho; vamos criar um movimento para que ele corte a barba, não sei quantas adesões teria. O  Paulo Skaf e o Zé Roberto já concordaram.

Queria também cumprimentar os presidentes eméritos da FIESP, o Luis Eulálio e o Carlos Eduardo. Os prefeitos, parlamentares, educadores.

Bem, queria dar os meus parabéns à Fundação, à FIESP e à TV Cultura pela renovação do Telecurso. Nós ainda usamos o material do Telecurso 2000 em 900 escolas e nos centros de educação de jovens e adultos aqui em São Paulo. Este curso agora tem renovado, até com uma sofisticação importantíssima: ele será acessível para quem tiver deficiência auditiva. Até este cuidado esse novo curso teve, essa nova estruturação apresenta.

Eu creio que todos já falaram aqui da importância que essa nova fase terá e o testemunho dessa importância é dado por governadores de tantos Estados. Os presentes e alguns outros que não puderam vir. Nós, eu conversava com a secretária Maria Helena, estávamos pensando, aliás, em adotá-lo agora até para a alfabetização que é feita em parceria com as ONGs, começando pela região da Grande São Paulo. Mesmo no processo de alfabetização, que traz como motivação um telecurso muito especial para que as pessoas se sintam estimuladas a aprender a ler e escrever.

Nós já temos várias parcerias com a Fundação Roberto Marinho. Eu quero dar aqui o testemunho da qualidade do trabalho da fundação. Começa pelo Museu da Língua Portuguesa, essa obra prima que foi organizada e feita aqui em São Paulo pela Fundação Roberto Marinho.

Outra iniciativa que deverá ser concluída até meados do ano é o Museu do Futebol, feito no Estádio do Pacaembu, que vai ser uma grande novidade. Foi tocado pela Prefeitura, com a cooperação do Governo do Estado, e vamos ter um museu extraordinário do esporte, do futebol. Também em cooperação com a Fundação Roberto Marinho.

O terceiro exemplo é o Teletec, que é um telecurso feito pelo Governo do Estado e a Fundação. O Governo do Estado por meio do Centro Paula Souza, com cursos de administração de empresa, de administração de pequenas empresas. Um curso realmente muito bem feito que tem sido transmitido pela TV Cultura e pelo Canal Futura para todo o Brasil e já formou, apesar de ser muito recente, 8.500 pessoas, predominantemente jovens. São três parcerias que deram certo.

Eu queria dar o meu testemunho público da qualidade do trabalho da fundação, e também a diversidade dos trabalhos que ela desenvolve em diferentes áreas. Para nós, a questão do ensino técnico é fundamental, até como programa de governo. Nós encontramos, aqui em São Paulo, 26 Faculdades de Tecnologia. São faculdades de três anos. O meu compromisso – que está sendo cumprido até mais rapidamente do que eu imaginava – é duplicar o número dessas faculdades, pelo menos, até o fim do governo. Nós aumentamos mais do que proporcionalmente no primeiro ano.

E das Escolas Técnicas, as ETECs, que são cursos de um ano e meio para quem está ainda no colegial, ou seja, para quem ainda está no ensino médio. Não precisa ter o ensino médio completo. Nós temos 77 mil alunos das ETECs hoje. Nós vamos elevar esse número, que já está sendo acrescido, em 100 mil. Ou seja, vamos ter 177 mil alunos. Porque um fenômeno que atinge São Paulo e cada um dos Estados aqui presentes do nosso País é que o problema do desemprego é grave.

É o problema número um do Brasil, e muitas vezes se geram empregos em uma empresa e não tem gente qualificada para isso. Esse é um fenômeno generalizado. Os formados nas ETECs, das Escolas Técnicas, cerca de 80% tem emprego quando terminam, depois de um ano e meio. Nas ETECs, é 92% de empregos amarrados. Portanto, isso mostra que estamos ajustados, digamos, às necessidades da demanda e precisamos, mesmo, ir mais além.

O Telecurso é um instrumento notável que vai sendo aperfeiçoado. Quero dizer que nessa área também nós estamos criando, estamos trabalhando na criação da Universidade Virtual no Estado de São Paulo, também com a TV Cultura. A idéia é ter um canal na TV Digital especializado nisso. Ou seja, só com a universidade virtual, a partir da cooperação das três universidades estaduais e outras instituições de ensino em São Paulo. Nós botamos muita fé nesse novo instrumento. É um instrumento novo, que tem um potencial grande e que nós temos que aprender- cada vez mais – a aproveitá-lo.

Bem, queria dar boas vindas aqui aos presidentes de federação, aos parlamentares, aos governadores e dizer que contem conosco para esta e para outras parcerias. Seja diretamente, seja por convênios como este e tendo em vista a solução daquele que é o problema número um do nosso País: o problema educacional. Acho que estamos todos bastante conscientes dessa situação.

Eu só fico um pouco preocupado com questão de idade aqui, porque foram citados, como figuras já inscritas na História, o Paulo Freire e o Anísio Teixeira. Eu convivi com eles pessoalmente bastante. Então, comecei a ficar preocupado com isso. Mas é sempre grato rememorá-los e eu sempre fiquei me perguntando aqui: O que eles opinariam? O que eles diriam? Como avaliariam  iniciativas dessa natureza?

Eu tenho certeza de que avaliariam muito bem, tenho absoluta convicção disso. Isto é o maior elogio que eu posso fazer àquilo que está sendo feito agora.

Muito obrigado.