Programas do Estado atendem mais de 1.200 atletas

Discurso: Governador José Serra Evento: Programa Jovem Atleta Data: 29.02.08 Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o vice-presidente da CBF e ex-governador José Maria […]

sex, 29/02/2008 - 15h36 | Do Portal do Governo

Discurso: Governador José Serra

Evento: Programa Jovem Atleta

Data: 29.02.08

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o vice-presidente da CBF e ex-governador José Maria Marin; o Claury, nosso secretário de Esportes; o Arnaldo Faria de Sá, que é deputado federal; o Roque, que é deputado estadual; o diretor do complexo aqui, o Eduardo; quero cumprimentar também a Magic Paula, queria pedir que ela viesse até aqui.

Fui eu que a levei para a Prefeitura, onde ela continua até hoje fazendo um grande trabalho. Os atletas da Melhor Idade, que estão ali alinhados; os Jovens Atletas; os representantes das federações. E todo mundo.

Estou muito contente de vir aqui. Nós estamos dinamizando o trabalho do esporte na cidade de São Paulo. O programa Jovem Atleta, até maio, vai ter 680 jovens em futebol, vôlei e basquete, numa competição organizada, num desenvolvimento organizado do esporte. Contando também com monitores, que vão ser atletas experientes. Quantos monitores são, Claury? São 30 monitores, que nós estaremos… aí sim, eles serão remunerados para poder aperfeiçoar essas centenas de jovens nesses esportes tão animados, tão gostosos como são futebol, basquete e vôlei.

E o programa do Centro de Excelência Esportiva, que nós estamos também ampliando consideravelmente. Atualmente são 150 atletas e as vagas serão ampliadas para 600 participantes, sendo 300 da Capital e 300 do Interior.

Em relação ao programa do Jovem Atleta, a Secretaria vai pagar todas as taxas de inscrições para as competições.

E, finalmente, o programa que foi criado no final do ano passado: é o programa Viva Melhor na Terceira Idade. Oferece aulas de natação, de ioga, alongamento, tai chi chuan, ginástica, hidroginástica, jogos de mesa, teatro, dança e coral. Bastante coisa. Com aulas ministradas aqui no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, as vagas já estão abertas.

São 300 pessoas com mais de 50 anos. Portanto, nós, hoje, temos aqui motivo para comemorar. A gente sabe que o esporte, o lazer para a juventude representa uma promoção, melhora a autoconfiança, a sociabilidade – quero dizer – a convivência entre si, convivência com gente das diferentes regiões. E também revela grandes atletas para o atletismo brasileiro.

Para a chamada melhor idade, o esporte significa lazer, significa convivência e significa também mais saúde, o que é muito importante e nós estamos interessados em dinamizar tudo isso. Estamos aqui abertos para novas sugestões, para novas participações.

Eu espero, no futuro, que o programa Jovem Atleta seja beneficiado pela Bolsa Atleta, que nós estamos criando. Eu pedi ao Claury que criasse. Não preciso lembrar também que São Paulo está na frente do esporte brasileiro. Basta lembrar o que aconteceu no Pan, no Rio de Janeiro. Quantas medalhas foram nossas? Quase 70%. Isso mostra que o esporte vai bem no Estado, e irá melhor depois dessas ações.

Muito obrigado. Um grande abraço e muito bom trabalho, muito bom esporte a todos e a todas.