Paulistas ganham mais duas estações da CPTM

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Kassab, os deputados, o Samuel Moreira, que foi subprefeito aqui de São Miguel e que […]

qua, 28/05/2008 - 14h56 | Do Portal do Governo

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Kassab, os deputados, o Samuel Moreira, que foi subprefeito aqui de São Miguel e que hoje é líder do PSDB na Assembléia Legislativa e que já falou. Ele o Portella falaram tudo aqui, deram todos os dados necessários para a gente entender o que está acontecendo e o deputado estadual, também, nosso companheiro João Caramez. O Portella, nosso secretário de Transportes Metropolitanos, o Alexandre Moraes, secretário municipal dos Transportes, que é quem deve cuidar das passarelas.

Nós, aqui, estamos pedindo as passarelas, que são, ao longo da linha, não é na estação, para o pessoal poder passar. Estamos aqui pedindo, governador e prefeito. Agora é o Alexandre que tem que fazer. Se o Alexandre não fizer, de quem é a culpa por não ter passarela? Do Alexandre. Está certo, já temos aí definido.

Queria também cumprimentar e saudar uma amigo nosso, muito amigo meu, pessoal, sempre deputado Ronaldo César Coelho, que é do Rio de Janeiro. A sempre deputada estadual Edir Salles. Os vereadores, o que nos falou aqui, o Adolfo Quintas, que hoje está com uma gravata amarela, meu amigo! Realmente! Ele parece que nasceu com esse uniforme. O Adolfo, como ninguém é perfeito, eu quero dizer, da mesma maneira que o Portella e que eu, é palmeirense. Eu sei que aqui deve ser tudo corintiano, não é.

Quero dizer que eu tenho assistido as partidas do Corinthians na Série B, torcendo para o Corinthians voltar para a Série A, está certo? Tem muito mais graça. Outro dia. Em? Outro dia, alguém me deu uma explicação boa para o Corinthians ter ido para a Série B. É que como o Palmeiras foi e foi campeão, estava faltando esse título para o Corinthians, da Série B, então ele foi para lá para ganhar o título e nós estamos torcendo.

O vereador Ricardo Teixeira, que foi da prefeitura, é vereador, um grande talento na área de engenharia. A vereadora Miriam Atie, que é daqui da Zona Leste. O subprefeito de São Miguel, o Décio. Do Itaim, o Diógenes, que eu quero fazer uma homenagem. Vem cá, Diógenes? Grande subprefeito o Diógenes, grande subprefeito. O Renato, da Cidade Tiradentes, o José Araújo Costa, da Penha. O Diógenes e o José Araújo estão desde o começo, na minha gestão. Estão até hoje. As lideranças comunitárias, presidentes de associações e entidades de classe, os funcionários da CPTM, o presidente da CPTM, o Álvaro. A CPTM faz, hoje, 16 anos de idade, 16 anos de idade. Quando o Aluisio Nunes, hoje nosso chefe da Casa Civil, deputado, ele era o secretário de Transportes Metropolitanos e o presidente do Metrô, o Fagali, o José Jorge Fagali e o Roberto Scaringella, que é da Companhia, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego e que, hoje, faz anos também. Mocinho o Scaringella. Ele foi meu colega na Poli, é da minha geração, é jovem.

Bem, eu acho que, aqui, o essencial já foi dito. Nós estamos trabalhando para melhor transporte. Eu acho que se a gente for fazer um levantamento, o problema número um da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo é o transporte, não é, porque as pessoas demoram horas para ir e vir do trabalho, não ganham nada por isso e, além do mais, em transporte desconfortável. Por isso, nós estamos investindo. Olha, até o final do governo vão ser R$17 bilhões para fazer 20 km a mais de metrô, o metrô de sempre, começar linhas novas do metrô e transformar a CPTM em metrô. Isto é o que nós estamos fazendo. Esta estação, aqui, ela é igual a uma estação de metrô. Os trens foram todos reformados e vão vir trens novos.

Com isso, com novos sistemas, sinalização, nós vamos poder encurtar o intervalo entre os trens. Em Portella? Para quanto vai encurtar? Quanto é hoje? Hoje é nove minutos, mais ou menos. Vai encurtar para cinco. Isso significa, não é só, quatro minutos não faz diferença na vida de ninguém, mas vai significar mais transporte, a gente pode ter mais trens andando. Esta, para nós, é a grande prioridade do governo e, aqui no Itaim Paulista, eu posso dizer aqui na Zona Leste, nós estamos fazendo uma outra obra que é muito importante.

Quando eu cheguei na prefeitura, era uma obra da prefeitura e hoje é do governo do estado, nós pegamos, que é a Jacu-Pêssego, que está a três, quatro quilômetros daqui, que vai ligar toda a Zona Leste ao ABC, a Mauá, São Bernardo, São Caetano. Vai abrir uma grande frente de empregos aqui na região. O problema básico que nos temos aqui na região leste é que o pessoal mora aqui e trabalha longe daqui. Temos que ter mais empregos aqui na região e aqui, também, o prefeito Kassab fez duas AMAs e nós fizemos uma na minha época da prefeitura. Foi a primeira de São Paulo, do Jardim das Oliveiras. Foi a primeira AMA, primeiro Atendimento Médico Ambulatorial. Oito, nove, dez mil por mês sendo atendida de segunda à sábado, doze horas por dia, para consultas, principalmente para crianças, mas para consultas, em geral, e, inclusive, funcionando como um semi pronto-socorro se tiver pessoas feridas ou com problemas cardíacos. Foi a primeira.

Ainda falta, muito, a gente sabe. Na macrorregião, aqui, me diz o Kassab, são dez AMAs, não é brincadeira, não é brincadeira. Põe, aí, oito, dez mil pessoas por mês, leva isso para um ano, dá mais de um milhão de pessoas atendidas. Agora, saúde a gente sabe. Tem que, sempre, estar correndo atrás, porque o atendimento vai se expandindo e, no entanto, a oferta de serviços tem que sair correndo, porque não alcança cobrir tudo. O importante, na saúde, é que hoje seja melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Isso nós fizemos e estamos fazendo. Agora, o Mário Covas já tinha feito aqui um hospital, no Itaim Paulista, não é. Tocado hoje pelas irmãs Marcelinas, que tocam também o Hospital da Cidade Tiradentes, o Hospital Irmãs Marcelinas, enfim, são nossas grandes parceiras, grandes parceiras. Tocam AMAs, tocam tudo, realmente, e elas vem aqui da Zona Leste, beneficiam a cidade inteira.

Bom, mas voltando. Nós estamos trabalhando e trabalhando muito. Trabalhando de maneira entrosada. A equipe do estado, toda ela entrosada, entrosados com a prefeitura. Trabalhamos juntos, isso é o melhor para a cidade de São Paulo. Trabalhar junto, governo do estado e prefeitura, não competindo, mas cooperando, que é a questão fundamental. É isso que o nosso povo quer, ou não. Quer integração, quer trabalho conjunto e é isso que nós estamos fazendo.

Eu queria, finalmente, dar os parabéns, não ao Portella, não ao (Argon?), não ao Kassab, não ao Alexandre Moraes. Não, eu não queria dar parabéns a eles. Eu quero dar parabéns a vocês que estão aqui, que lutam pelo transporte melhor e mais ainda. Essas passarelas nós vamos fazer, a passarela é fundamental. As estações já tem, eu estava vendo que aqui, antigamente, alguém com deficiência física não podia cruzar, porque subir a escada é impossível. Agora tem escada rolante.

Agora, o que nós temos que ter são passarelas ao longo da linha, são pelo menos seis e acho que vocês tem que ficar cobrando, o estado e a prefeitura. Cobrem, nós queremos fazer. Agora, governo, para funcionar no município, no estado, também tem que ser pressionado. Isto é legítimo e nós vamos fazer essas passarelas. Elas virão, agora, sucessivamente, uma atrás da outra, na medida em que a gente vai fazendo as estações. O que é que é Chicão? Tava faltando falar, aqui, da Cidade Cameron, a grande Cidade Cameron. Queria virar até subprefeitura com o Chicão de subprefeito.

Um grande abraço a vocês. Quero dizer uma coisa. Contem com o governo, contem com a nossa equipe, contem comigo.