Osasco ganha unidade do Poupatempo – parte 1

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Queria cumprimentar o nosso secretário da Gestão Pública, um excelente secretário, Sidney Beraldo. Cumprimentar o Coronel Kita, secretário-chefe […]

ter, 15/07/2008 - 11h26 | Do Portal do Governo

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas.

Queria cumprimentar o nosso secretário da Gestão Pública, um excelente secretário, Sidney Beraldo. Cumprimentar o Coronel Kita, secretário-chefe da Casa Militar. O secretário adjunto da Segurança Pública, Guilherme de Camargo. O deputado federal João Paulo Cunha.

Isso aqui parece jogo Palmeiras e Corinthians.

Marco Martins, deputado estadual. Os prefeitos de Vargem Grande Paulista, Roque de Morais. De Carapicuíba, Fuad Chucre.

Queria também saudar o secretário de Assuntos Jurídicos do município de Osasco, que nos falou, Renato Afonso Gonçalves. Leão Carvalho, presidente da PRODESP. Carlos Antonio Lucky, presidente da Fipe, o Instituto de Pesquisas Econômicas.

Queria cumprimentar também o Elídio Machado, superintendente de novos programas dos projetos do Poupatempo. Queria cumprimentar também o prefeito ausente, o Emídio. Queria cumprimentar também o deputado Celso Giglio, também ausente.

Bem, este empreendimento do Estado aqui em Osasco, como disse o Sidney Beraldo, vem de longe. Custou muito para sair. Vem da época do Mário Covas, passou pelo seu sucessor Alckmin e chegou até nós. Coube a mim e ao Sidney Beraldo tocar esse processo na fase mais decisiva. Mas é uma luta que vem de há muito tempo.

Aqui vão poder ser atendidas seis mil pessoas por dia. É muita gente. Porque vai abrir também um período no sábado, não é, Beraldo? Isso significa – nada, nada – cerca de trinta e cinco mil pessoas por semana, cento e quarenta mil por mês e cento e sessenta e quatro mil por ano, se não me falha a conta de memória. É muita gente.

Como foi dito aqui, esta é uma obra que não é para Osasco. É uma obra para a região. Para todos os municípios vizinhos, inclusive o de São Paulo. O pessoal que mora aqui perto vai poder vir.

É obvio, tirar carteira de identidade, quanto demora, num Poupatempo, um RG? 24 horas. É muito prático. Renovar a carteira de dirigir, registro, carteira do trabalho, questões que envolvem a Nossa Caixa, a CDHU, o IPVA, Correios, SABESP, é muita coisa.

Isto aqui é um investimento que tem natureza social, porque vai facilitar a vida da população trabalhadora de São Paulo, como tem facilitado em todo o Estado, e agora, na região oeste da Grande São Paulo. Portanto, isso justifica a aceleração que nós demos ao programa do Poupatempo. Hoje são noventa e seis mil pessoas atendidas. Com Osasco, vai para cento e dois mil, e nós vamos chegar ao final do governo com cento e cinqüenta mil. Esta é a meta. Por dia.

Aqui também vão ser instalados serviços da Prefeitura, IPTU, coisas que envolvem a Prefeitura. E nós esperamos encontrar espaço no futuro para poder abrigar também o INSS. É só um problema de espaço. Vai haver também um Juizado Especial próprio. Portanto, o Poder Judiciário trabalhará aqui dentro também.

É nesse sentido que eu vim aqui hoje, com muita alegria, fazer esta inauguração. Me diz aqui o Beraldo: serviços do DETRAN, inclusive transferência de veículos, que é uma coisa que dá trabalho.

Bem, a principal coisa que nós temos aqui no futuro, aqui em Osasco, já para o ano que vem, é o início – esperamos começar no ano que vem – do funcionamento de uma nova FATEC, Faculdade de Tecnologia. Nós estamos fazendo um programa de FATECs que implica duplicar o seu número até o final do governo.

Nós encontramos vinte e seis FATECs no Estado de São Paulo. Vamos elevar para mais de cinqüenta e duas, inclusive aqui na região. Aqui nós já temos FATECs, mas vamos fazer uma nova em Osasco.

O aluno da FATEC faz o curso em três anos. De cada dez alunos que se formam, nove já têm emprego na hora de terminar a faculdade.

E o investimento aqui na região, nessa área de ensino, é muito grande, muito forte. Basta dizer que nós vamos também – temos uma nova FATEC em Barueri, que é aqui pertinho – e vamos fazer mais seis ETECS, as Escolas Técnicas Estaduais, em Osasco, Barueri, Cotia, Embu, Santana de Parnaíba e Itapecerica.

Serão seis novas ETECs, além de ampliar a unidade de Carapicuíba. O que é ETEC? É uma escola técnica, curso de um ano e meio, para aluno ainda do curso médio, do ensino médio. Portanto, não precisa ter o ensino médio concluído. Pelo contrário, a ETEC proporciona também o ensino médio.

O ensino médio da Fundação Paula Sousa, que é uma fundação do Governo de São Paulo, é o melhor ensino médio público de São Paulo. Portanto, nós estamos investindo pesadamente, aqui na região, na formação da juventude. Isso significa emprego, por um lado. Significa desenvolvimento, por outro, porque o que a gente está vendo hoje é que há muitas empresas que vão se instalar e não têm mão-de-obra qualificada.

Quer dizer, tem desemprego, que é o problema número um do Brasil e de São Paulo. Continua sendo. No entanto, quando há oferta de emprego, às vezes não tem gente preparada. Por isso, nós estamos aumentando o número de alunos das ETECS, das Escolas Técnicas, de pouco mais de setenta mil, para cento e setenta mil, no final do governo. Vamos ter cem mil alunos a mais.

Este não é o investimento mais caro que a gente esta fazendo no Estado. Mas é o mais importante – vocês não tenham dúvida – na formação profissional.

Agora, quero dizer também que, na área da saúde aqui na região, nós vamos instalar três ambulatórios médicos de especialidades, AMEs. O que é isso? É um ambulatório com trinta especialidades, como ortopedia e oftalmologia. Por exemplo, consulta de ortopedia, no Brasil, é quase impossível, em São Paulo é difícil. O único jeito é fazer ambulatório, para não sobrecarregar os hospitais. Nós temos hospitais sobrecarregados por gente que vai fazer consulta. Isso não é assunto de hospital. Isso é assunto de um ambulatório separado.

Já temos um AME, ou vários, mas temos um funcionando, ao qual eu fui, outro dia, em Votuporanga, lá no Interior. Atende 15 mil pessoas por mês de consultas. Tem até acupuntura nas especialidades – eu faço acupuntura – e cinco mil exames por mês.

Portanto, vai agilizar muito. Nós vamos instalar AMEs em Carapicuíba, em Taboão da Serra e em Itapecerica. Vão atender toda a região: Osasco, Barueri,  todo mundo.

Estamos investindo, também, em saneamento. Fizemos e já inauguramos aqueles dois piscinões, Rochdale e Bonança, que custaram R$ 26 milhões. E, o que é muito importante, como é que chama aquele córrego onde foi feita obra que eu vim inaugurar aqui? Aquele. Hem? Ribeirão Vermelho, que é uma obra muito demandada, aqui por Osasco, durante anos, e me coube a satisfação de inaugurar. É uma obra que teve recursos do Governo do Estado e também do Governo Federal.

Outro aspecto são as estradas. Nós estamos refazendo, melhorando a Raposo Tavares e, agora, o terceiro trecho já vai ser licitado. Isso tem muito a ver com a vida da região e com todos nós que circulamos por aqui. Sem falar das obras que virão em decorrência do Rodoanel, aqui para Osasco e para outros municípios.

Enfim, continuamos trabalhando. Para isso, nós necessitamos das parcerias. Parceria com a Assembléia Legislativa, que tem cooperado com o Governo, tem cooperado nos projetos que são do interesse da população de São Paulo. Sem abdicar da sua autonomia, da sua interferência, do seu papel criativo, melhorando os projetos.

E parceria com as Prefeituras, qualquer que seja a coloração política. Nós trabalhamos com todos, porque se fôssemos escolher cor partidária para fazer trabalho de governo, nós estaríamos discriminando a população, e não um partido ou outro. Por isso, nós trabalhamos com todos.

Eu queria dizer que nós contamos – para este programa de São Paulo – São Paulo conta com Osasco, conta com a região oeste. Contamos com vocês, da mesma maneira que vocês podem contar com o Governo do Estado – e podem contar comigo – pelo trabalho e pelo desenvolvimento da nossa região.

Muito obrigado.