Linha Lilás do Metrô recebe recursos da Prefeitura de São Paulo

Discurso: Governador José Serra Evento: R$ 200 milhões da Prefeitura para Linha 5 Lilás do Metrô Data: 13/03/2008 Queria dar o meu boa tarde já a todos e a todas. […]

qui, 13/03/2008 - 14h52 | Do Portal do Governo

Discurso: Governador José Serra

Evento: R$ 200 milhões da Prefeitura para Linha 5 Lilás do Metrô

Data: 13/03/2008

Queria dar o meu boa tarde já a todos e a todas. Queria saudar aqui o prefeito Gilberto Kassab. Saudar o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. Os deputados estaduais Barros Munhoz, líder do nosso governo na Assembléia Legislativa e que foi o nosso subprefeito aqui em Santo Amaro.

Um grande subprefeito o Munhoz. Queria cumprimentar o deputado Eli Corrêa Filho, o deputado Caramez, o deputado Said Murad, o deputado Edson Giriboni, o deputado Jorge Caruso, o deputado Milton Leite. É o Milton Leite Filho. O deputado Aldo Demarchi, presidente da Comissão de Transportes da Assembléia.

Queria saudar também o nosso secretário dos Transportes Metropolitanos, o grande José Luiz Portella, que está fazendo um extraordinário trabalho com os trens e metrô de São Paulo. E que, devo dizer a vocês – eu sei que é remar contra a corrente – mas o Portella é palmeirense. Só quero dizer o seguinte: os palmeirenses querem muito bem os corintianos. Tanto é que nós torcemos para o Corinthians não ir para a segunda divisão.

Queria cumprimentar o bispo diocesano de Santo Amaro, nosso amigo, essa grande figura, D. Fernando Figueiredo; os secretários municipais, através do Alexandre Moraes, que é o secretário dos Transportes. Queria cumprimentar também o presidente em exercício do Metrô, José Jorge Fagali; os vereadores aqui presentes, começando pelo Natalini, que é daqui de Santo Amaro, que nos falou; o vereador Netinho; o vereador Doutor Farah; o vereador Milton Leite … (inaudível); o vereador Vilar.

Queria também cumprimentar o subprefeito de Santo Amaro, que soube muito bem continuar o trabalho do Munhoz, que é o Geraldo Mantovani; enfim, aos representantes de associações, entidades de classe aqui presentes; líderes comunitários; a todos e a todas.

Eu, quando cheguei aqui, vi todo o pessoal que trabalhou conosco na questão ambiental, para a gente poder fazer a duplicação da Vereador José Diniz. E também o alargamento da Avenida dos Bandeirantes, que infelizmente está parado agora. Não por causa da Prefeitura ou do Estado, mas por causa da Justiça, em razão de uma empreiteira que perdeu a concorrência e paralisou o processo na Justiça. Mas, se Deus quiser, a gente vai conseguir liberar isso logo.

Hoje, esse final de manhã, começo de tarde, é um dia histórico. Por dois motivos: primeiro, porque nós estamos dando o primeiro e decisivo passo para ter o Metrô de Santo Amaro. São mais de três milhões de pessoas que moram nessa região da cidade. Segundo, porque a Prefeitura de São Paulo, no dia de hoje, volta ao Metrô. Volta a participar do Metrô. Eu prometi isso durante a campanha, durante o início da nossa gestão. E o prefeito Gilberto Kassab está cumprindo esse compromisso.

Olha, a primeira etapa da obra, do projeto, vai levar o Metrô do Largo Treze até o Campo Belo, passando pela futura Estação Adolfo Pinheiro. Essa vai ser a primeira etapa. Vai custar muito dinheiro. Esse dinheiro da Prefeitura nós vamos pôr imediatamente nas desapropriações que são necessárias. Portanto, isto vai começar. E vamos dar batalha para fazer que esse projeto ande da forma mais acelerada possível. Depois, vamos ter uma segunda etapa na qual nós vamos fazer as estações intermediárias, porque o que vai estar pronto, o que vai ser na primeira etapa são os extremos: Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Campo Belo. Depois vai haver estações no meio. Seis novas estações: Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Portanto, vamos trabalhar bastante. É começo no dia de hoje. O Metrô não vai ficar pronto amanhã, não. Nem até o fim do ano. São Paulo tem problemas graves de transportes, tem sim. Por isso, fazemos obras menores, como é o caso da Vereador José Diniz. Como é o caso do alargamento da Bandeirantes. Como é o caso da Ponte da Jurubatuba. Como tantas outras obras.

Mas temos que ir para a solução estrutural, de médio e de longo prazo. Ela está no Metrô e nos trilhos da CPTM, que nós estamos transformando em Metrô de Superfície. Basta vocês olharem a Estação do Autódromo. E logo, ainda neste semestre, inauguraremos a Estação do Grajaú, que é padrão Metrô. Hoje, no trecho existente até o Largo Treze, andam mais ou menos cem, cento e vinte mil pessoas. Pois bem, quando esta linha estiver pronta, isso vai para 600 mil.

Quando a Linha 4, que é aquela do Morumbi, que vai da Vila Sônia até o Centro, estiver pronta, ela vai interligar pela zona sul, e nós vamos ter mais 400 mil passageiros que virão daqui. Será um milhão, portanto, e nós estamos governando pensando no amanhã.

Olha, seria muito confortável para o Kassab pegar esses 200 milhões e colocar em alguma obra que fica pronta em dois, três meses. Na verdade, no passado se fez isso. O resultado é que nós ficamos sem o metrô, sem um sistema sólido de transportes. E o Estado soube, o meu governo está fazendo, neste momento, realizando – não apenas fazendo – o plano mais ambicioso que nós temos para São Paulo.

Só de trilhos da CPTM, que podem virar metrô de superfície, serão cerca de 160 quilômetros. Em linhas de metrô nós estaremos investindo para ampliar em 20 quilômetros. Só essa daqui vai ter 5,6 quilômetros a mais. Estamos também – é uma coisa mais distante, importante de se ter presente – fazendo o Rodoanel. Por que? Porque hoje, quando vem um caminhão de Limeira, de Piracicaba para o Porto de Santos, ele passa dentro da cidade. Ele passa pela Avenida dos  Bandeirantes. É uma loucura em matéria de engarrafamento. O que nós estamos fazendo? Estrada fora de São Paulo que junta essas grandes estradas estaduais. De maneira que o caminhão que vá para Santos não passa mais dentro de São Paulo. Esse é o trecho sul do Rodoanel. Nós já encontramos o trecho oeste pronto, que foi iniciado ainda em meados dos anos 90, final dos anos 90, pelo Covas. Mas o Rodoanel tem quatro trechos e nós vamos deixar o segundo trecho, o trecho sul, que interliga Dutra, Trabalhadores com a Anchieta e a Imigrantes. Vamos deixar isso pronto e vamos investir no trecho leste do Rodoanel. Portanto, isto vai desafogar também a nossa cidade.

A preocupação com trânsito, com transporte na região da Grande São Paulo, é a nossa preocupação número um no que se refere à área de obras. Ao lado da área social, da educação, da saúde. Por isso, hoje é um dia histórico. Todos os que estão aqui vão lembrar, no futuro, quando esse metrô estiver funcionando, que estiveram no ponto de partida. Que estiveram aqui no momento em que a iniciativa foi tomada. São testemunhas disso. Vão poder dizer aos seus filhos, vão ver os seus filhos quando forem à escola, à universidade, andarem de metrô para se deslocarem, ou irem para trabalhar com um transporte seguro e no horário.

Portanto, meus amigos e minhas amigas, eu não vou dar parabéns para o Kassab pela iniciativa, para os vereadores pelo apoio, para os deputados estaduais, para os deputados federais que tanto têm nos ajudado. Não.

Eu vou dar parabéns a vocês, que é para quem essa obra se dirige.

Muito obrigado.