Linha 5 do Metrô passa a funcionar aos domingos e feriados

Governador: Queria cumprimentar o nosso secretário Portella, o deputado Arnaldo Faria de Sá, o vereador Gilberto Natalini. Os presidentes do Metrô, José Jorge Fagali. Da CPTM, Sérgio Aveleda, e da […]

sex, 08/08/2008 - 16h14 | Do Portal do Governo

Governador: Queria cumprimentar o nosso secretário Portella, o deputado Arnaldo Faria de Sá, o vereador Gilberto Natalini. Os presidentes do Metrô, José Jorge Fagali. Da CPTM, Sérgio Aveleda, e da EMTU, José Inácio Siqueira.

Queria cumprimentar, também, o subprefeito de Santo Amaro, Geraldo Mantovani, e, por intermédio dele, os demais subprefeitos presentes.

Queria, também, dar aqui o meu abraço aos representantes, chamemos assim,  dos moradores da região, Maria Luiza Dirce de Souza, José Veridiano e José Grigori. Quem é o Grigório? Você? Homônimo do José Gregório, só falta o i pelo e. Queria cumprimentar os usuários, os demais diretores, a todos e a todas.

Bem, eu tenho uma satisfação muito especial de fazer o anúncio hoje, de que, no domingo, os trens desta linha vão passar a circular normalmente, das quatro e tanto da manhã até a meia noite. Este é um assunto que sempre me incomodou muito. A idéia de que o trecho da linha sul não funcionasse aos feriados. Isso tinha explicação do ponto de vista econômico e do fornecimento de energia elétrica.

Esses problemas foram resolvidos. Nesse sentido, nós vamos agora, a partir desse domingo, termos o funcionamento aos domingos. Serão 37 mil pessoas. Como? É. Domingos e feriados, como eu disse. Serão 37 mil pessoas que, além disso, poderão se conectar com a Linha Esmeralda da CPTM, a Linha 9. Portanto, permite que nos domingos as pessoas possam estender seus programas de lazer, de visitas a parentes, enfim, ou até de trabalho. Em alguns casos, porque temos pessoas que trabalham nos domingos e trabalham nos feriados.

Mais ainda. No caso da Linha Esmeralda, há um aumento da sua capacidade de transporte porque chegaram sete trens novos. Isto aumentou em quanto, Portella? Isso aumentou a capacidade da Linha 9 em 12% no transporte de passageiros. Até setembro, ou seja, até o mês que vem, serão 12 trens, em vez de sete, e a capacidade dela será expandida em 30%. Isto, em termos práticos, significa mais conforto, trens menos cheios e trens modernos, com mais conforto para os passageiros.

Estamos, realmente, dando uma ênfase muito grande à Linha 5. Tanto é assim que a partir – se Deus quiser, se tudo der certo – do primeiro semestre do ano que vem, vamos começar a construção do prolongamento da Linha 5, que irá até a Chácara Klabin. É uma obra cara que vai ter, só do Tesouro do Estado, cerca de R$ 2 bilhões. Do Tesouro, além de recursos da Prefeitura. Quantos são da Prefeitura? Além de um investimento de R$ 500 milhões da própria Prefeitura de São Paulo e de um financiamento que já está sendo encaminhado do Banco Interamericano. E já temos mais de 60 milhões sendo gastos no projeto.

Portanto, esta linha será uma realidade em 2012 e nós esperamos, ainda no nosso mandato, poder – não é, Portella? – inaugurar algum trecho dela. Pelo menos Brooklin – Campo Belo. Portanto, essas iniciativas todas mostram a prioridade que tem a região sul da cidade. Transporte sobre trilhos. Eu tenho dito sempre: o trânsito depende, sem dúvida nenhuma, de boa colocação de semáforos automatizados. Depende de obras viárias, túneis, viadutos. Depende de rodízios para automóveis e caminhões. Depende de uma série de questões de engenharia de tráfego propriamente dita.

Mas o trânsito só vai melhorar de maneira sustentada, definitiva em São Paulo, se nós chegarmos a ter uma rede de metrô completa, incluídos os trens da CPTM, que cada vez mais vão virando metrô de superfície, como mostram as estações Grajaú, Interlagos e Autódromo que nós inauguramos. Assim, esta é a solução estrutural. É Rodoanel para tirar os caminhões da cidade.

Por exemplo, um caminhão que vem hoje do Interior para o litoral ainda passa por dentro da cidade, por incrível que pareça. Mas a partir de 2010, vai passar por fora. Isso vai aliviar e muito a cidade e depende do transporte de trilhos. Esta é a estrutura em cima da qual uma boa engenharia de tráfego, como está sendo a da Prefeitura, pode ter resultados mais significativos.

Enfim, volto ao ponto inicial. Para nós, é motivo de muita alegria mesmo. Para mim, própria, individual, porque sempre me exasperou ter uma linha, ter trens, ter a linha, ter gente querendo andar e a linha não funcionava em feriados e domingos. Como eu disse inicialmente, este era um problema não só econômico strictu sensu, de volume de passageiros, mas também de fornecimento de energia elétrica, porque o trem gasta muita energia elétrica e nós não tínhamos um abastecimento adequado para permitir esse funcionamento. Agora tem.

É isto. Eu queria dar os meus parabéns à diretoria do Metrô, ao nosso secretário Portella, ao presidente do Metrô, o Fagali. Mas, acima de tudo, a todos aqueles que serão usuários desta linha aos domingos e feriados.

Muito obrigado.