Jundiaí ganha escola, novo acesso rodoviário e ampliação de Fatec

Discurso: Governador José Serra Evento: Inaugurações em Jundiaí Data: 04.04.2008 Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Ary Fossen; o vereador Luís Fernando, […]

sex, 04/04/2008 - 15h08 | Do Portal do Governo

Discurso: Governador José Serra

Evento: Inaugurações em Jundiaí

Data: 04.04.2008

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas.

Cumprimentar o prefeito Ary Fossen; o vereador Luís Fernando, que é o presidente da Câmara; o vice-prefeito João Fernando Rodrigues; o nosso secretário dos Transportes, o Mauro Arce; os prefeitos de Jarinu, Itatiba, Itupeva, Campo Limpo; queria cumprimentar também dois ex-prefeitos aqui presentes, o André Benassi, que foi meu colega deputado federal, na Câmara Federal; o Miguel Haddad; o Mauricio Vasconcelos, que é presidente da Autoban; queria cumprimentar também todos os secretários municipais aqui presentes, os colaboradores todos da Prefeitura, da Autoban.

Bem, como disse o prefeito, este é o maior complexo feito na Anhangüera até agora. São cerca de sete viadutos e 12 alças. O prefeito me dizia para ir para Sorocaba até fazer este, que é chamado Trevo de Itu, podia demorar até duas horas. Agora vai em 50 minutos, porque economiza não só trajeto, como economiza trânsito, engarrafamento.

Para Itu, a distância ficou bastante menor. Na verdade, é uma obra local, mas é uma obra regional, beneficia toda esta região. É importante também dizer que essa obra foi feita em parceria com a Prefeitura. Nós estivemos agora inaugurando a ampliação de uma Fatec, uma Faculdade de Tecnologia em gestão de negócios e gestão de transporte. Também a Prefeitura foi parceira do Governo do Estado nessa ampliação. O Estado vai manter a escola, mas a Prefeitura ajudou a fazer a ampliação, da mesma forma que está fazendo aqui.

Isso significa que nós trabalhamos em parceria com Jundiaí. Vamos diretamente aos pontos mais essenciais necessários para o desenvolvimento da região, para a expansão do ensino, para o transporte. Estamos agora também entregando aqui uma escola nova, que é para o segundo ciclo do ensino fundamental e para o ensino médio.

Há também um resultado interessante, que a escola técnica de Jundiaí, a ETEC, que é do Governo do Estado: os seus alunos são os que tiveram, aqui na região, o melhor desempenho no ensino médio. Na verdade, não é que eles estudam só na escola técnica; eles fazem o ensino médio paralelamente em um outro período, na Paula Souza, que é do Governo do Estado. E tiveram a melhor nota.

São Paulo, em geral, melhorou nesse ENEM, nesse Exame Nacional, com relação ao ano passado. Mas ainda falta muito avançar. De toda maneira, temos que registrar o que é mais importante: o melhor ensino do Estado é precisamente aquele feito nas escolas técnicas.

Nós vamos ampliar o número de alunos de ensino médio, que estão das Escolas Técnicas, de 20 mil para 100 mil, ao longo do nosso mandato. E os alunos totais das escolas técnicas, de 70 mil para 170 mil. Ao lado das Fatecs, que nós vamos duplicar. Eu encontrei 26 Fatecs. Nós vamos deixar mais de 52. Sem falar da ampliação: por exemplo, essa Fatec que fica lá nos antigos galpões da ferrovia já era existente, não vai contar. No entanto, ela vai praticamente, ao longo dos próximos anos, duplicar o número de alunos, inclusive com as obras que nós fizemos agora.

Lá mesmo, se eu não me engano – é lá, não é, Ary? – nós vamos fazer um Poupatempo. Vai ter um Poupatempo em Jundiaí para atender Jundiaí e para atender a região.  Poupatempo é aquela invenção que foi feita na época do Mário Covas para as pessoas tirarem documentos com rapidez. Pode tirar vários documentos, atestados, etc. em um único lugar, todo informatizado, automatizado e tudo mais.

O Estado vai fazer aqui também um AME – Ambulatório Médico de Especialidades – para consultas médicas e para exames. Vai ser um negócio fundamental na área da saúde, para aliviar os hospitais. Hoje, muita gente, no Brasil inteiro e em São Paulo também, vai para o hospital, em vez de ter um atendimento em outra unidade porque não tem opção. Então, tendo esse AME, as pessoas vão poder ir direto, sem passar pelo hospital.

Nós já inauguramos um em Votuporanga. Está tendo 15 mil consultas por mês em 30 especialidades e cinco mil exames médicos. Portanto, isso vai acontecer também aqui em Jundiaí. Estamos fazendo, também em parceria com a prefeitura, a reforma do prédio, que vai ser preparado para o AME funcionar. Vai ser uma instituição de saúde do Estado, mantida pelo Estado também para atender à região.

Então, quando a gente vê um trevo como este, nome difícil, não? Xisto Stefano Cereser. Para um carioca dizer Xisto, deve ser complicadíssimo. E o mais importante é que a gente vê como as distâncias se encurtam. Com esse trevo, vai facilitar muito o acesso das pessoas a esse atendimento da saúde. Como facilita também – eu estava vendo agora, na Fatec, a garotada que tem lá, os adolescentes que tem lá – eles vêm até de Francisco Morato. Vêm de toda a região. Na verdade, Jundiaí é um centro regional, as coisas que a gente faz aqui atendem ao município e atendem também à região.

Enfim, continuamos trabalhando. Aqui é uma região muito desenvolvida. Eu estava vendo o dado da renda per capita. Quanto é, Ary, a renda por habitante que você estava me mostrando? R$ 29.500 por habitante, Isso deve dar, em dólar, pelo menos cerca de US$ 20 mil. É praticamente uma região de um país desenvolvido. Deve ter três ou quatro vezes acima da média brasileira.

O que nós temos que fazer? Continuar apoiando, porque nós queremos que o desenvolvimento de São Paulo nivele por cima, e não por baixo. Ou seja, temos que elevar o desenvolvimento, o emprego, as condições de vida do conjunto da população de São Paulo – sem abaixar o nível de vida de ninguém. Nós temos que elevar, nivelar por cima. E nivelar por cima em São Paulo significa levar ao nível que hoje tem Jundiaí.

Queria dar aqui os meus parabéns a toda a administração da cidade, à Prefeitura, aos prefeitos anteriores que contribuíram também – de modo muito importante – para que Jundiaí se desenvolvesse dessa maneira.

Queria dizer que nós estamos à disposição de Jundiaí e da região. Podem contar com o Governo do Estado, podem contar comigo. Da mesma maneira que a gente conta com vocês.

Muito obrigado.