Governo e Hyundai assinam protocolo para instalar unidade em Piracicaba

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o vice-governador e secretário do Desenvolvimento, Alberto Goldman. O senhor Jae-Kaook Choi, presidente da Hyundai Motor Company. […]

qui, 18/09/2008 - 21h27 | Do Portal do Governo

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o vice-governador e secretário do Desenvolvimento, Alberto Goldman. O senhor Jae-Kaook Choi, presidente da Hyundai Motor Company. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. O secretário de Economia e Planejamento, Francisco Luna. O Jorge Tornin, secretário da Fazenda em exercício.

Os deputados federais aqui presentes, Mendes Thame e William Woo. Os deputados estaduais aqui presentes, Roberto Morais e Roberto Felício. O secretário de Planejamento do Município de São Paulo, Manoelito Pereira. Os vereadores e secretários do município de Piracicaba.

Queria saudar, também, a diretoria da Hyundai Motor Company, aqui presente. Os presidentes e representantes de associações e entidades de classe.

Queria, aqui, dar as boas vindas ao senhor Jae-Kaook Choi, presidente mundial da Hyundai Motor Company, que nos dá a honra da sua visita neste dia em que assinamos um protocolo que abre o caminho para um investimento muito importante no município de Piracicaba, no Estado de São Paulo e no Brasil.

Serão cerca de R$ 960 milhões na primeira fase do empreendimento. Serão 1.600 empregos diretos, sem contar todos os efeitos de encadeamento para trás e para frente que uma indústria como essa produz e provoca. A Hyundai vai adquirir no mercado interno – especialmente de fornecedores do Estado – autopeças e bens de capital necessários à instalação e ao funcionamento da fábrica, conhece bem e cumprirá a nossa legislação ambiental e cumprirá regularmente as obrigações legais e tributárias.

Por outro lado, a Prefeitura de Piracicaba, principalmente, e o Governo do Estado darão todo o apoio necessário à instalação e ao funcionamento da empresa dentro da legislação vigente, sem fazer guerra fiscal. Na verdade, a Hyundai, segundo informações da própria empresa, investe em São Paulo em face da qualidade da infra-estrutura disponível, da disponibilidade de mão-de-obra, da localização. Enfim, fatores de natureza econômica normais como pauta, como referência para as decisões das empresas. E irá produzir cerca de 100 mil veículos por ano.

Isso trará um benefício para todos, não só para Piracicaba, como município, mas também para toda a região. Piracicaba, como município, tem se desenvolvido muito sob uma administração competente e tem todas as condições para dar um salto na direção do seu desenvolvimento industrial. Nós ficamos felizes com isso.

Como disse o Goldman, nós não interferimos em relação a qual município as empresas escolhem. Nem poderíamos fazer de outra maneira. Mas nos congratulamos com a Hyundai pela escolha de Piracicaba. Também como sublinhou o prefeito Barjas, nós temos uma Etec, uma escola técnica, e uma Fatec em andamento em Piracicaba. Essa escola técnica e a faculdade de tecnologia formarão profissionais aptos também a apoiar o desenvolvimento da indústria na região, não apenas na agricultura do açúcar, da cana-de-açúcar, mas também agora na automobilística.

Queremos aqui fazer uma cooperação com a Hyundai diretamente na formação dessa mão-de-obra. Necessitaremos dessa cooperação, seja na informação do que é necessário, seja na preparação dos cursos e de todo o material necessário para o aprendizado dos alunos.

Eu queria, por último, cumprimentar aqui tanto a Secretaria de Desenvolvimento, à frente da qual está o nosso vice-governador, pelo trabalho exaustivo que desenvolveu nesta área, e o prefeito Barjas, pela conquista. Não foi fácil, foi uma negociação bastante prolongada. Queria também me congratular com ele, junto com a empresa.

Esteja certo, senhor Jae-Kaook Choi, de que o investimento vai dar certo pelo bem da empresa, de Piracicaba, de São Paulo e do Brasil.

Muito obrigado.