Governo de SP reforça o policiamento em bares e restaurantes

Governador recebeu representantes do setor, da sociedade civil e das polícias Civil e Militar para discutir prevenção e combate aos assaltos

ter, 12/06/2012 - 18h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, 12, representantes de bares, restaurantes e similares, da sociedade civil e das polícias Militar e Civil, para discutir prevenção e combate a assaltos em bares e restaurantes de São Paulo.

Durante a reunião, Alckmin determinou o policiamento ostensivo nas regiões destes estabelecimentos, com policiais da ROTA, Força Tática, GOE, GARRA e Rocam atuando de maneira efetiva no combate a este tipo de crime.

“Para o Dia dos Namorados, além dos 3,5 mil policiais e das 942 viaturas nas ruas até a madrugada, teremos reforço de mais 390 policiais militares, 215 viaturas e 70 motos”, afirmou Alckmin.

O secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, ressaltou que o trabalho articulado das polícias Civil e Militar já está trazendo bons resultados para São Paulo. “São várias quadrilhas atuando em São Paulo, a maior parte delas composta por adolescentes. Estas quadrilhas estão identificadas e algumas já foram presas. 70% dos casos já foram esclarecidos”.

Além do policiamento, foram definidas quatro estratégias para contribuir com a prisão de bandidos envolvidos em arrastões. A primeira é a prevenção para inibir a ação dos criminosos, como reforço da iluminação das entradas dos locais e a instalação de botão de pânico nos estabelecimentos. As ações de polícia foram definidas como a segunda estratégia a ser adotada para garantir a segurança dos frequentadores.

O programa vizinhança solidária, que já foi realizado no Estado, também faz parte do conjunto de estratégias. Cada pessoa é orientada a colaborar com a vigilância de seu bairro e sempre acionar a polícia quando notar algo estranho. Outra medida que já vem sendo adotada é a investigação e solução rápida de crimes.

Também foi discutida a questão dos receptadores. A população deve ser estimulada a fazer denúncias anônimas quando souber da existência de um receptador de objetos roubados.