Governo de São Paulo anuncia o Programa Vizinhança Solidária

Programa de prevenção da PM começa no Itaim Bibi a partir da próxima semana

qui, 21/06/2012 - 17h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 21, o Programa Vizinhança Solidária. O anúncio ocorreu após reunião com o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, o comandante-geral da PM, Roberval França, o delegado-geral de Polícia, Marcos Carneiro, e representantes do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

O Programa Vizinhança Solidária terá início na capital, no bairro do Itaim Bibi. O primeiro passo será dado em reunião no dia 26 entre a PM e representantes de restaurantes e condomínios do bairro reunidos pela Sociedade de Amigos do Itaim Bibi (Saibibi). O programa será expandido gradualmente a outros pontos da capital.

“Na terça-feira, começa pelo Itaim Bibi o programa Vizinhança Solidária, reunindo os moradores, condomínios e restaurantes. Também para adesão já nomeamos 816 investigadores e escrivães de polícia e temos 200 delegados que em 50 dias começam a academia e após 90 dias saem para reforçar o trabalho de polícia investigativa e polícia judiciária”, ressaltou Alckmin.

O Vizinhança Solidária envolve uma série de ações. As primeiras são o cadastro e a mobilização dos membros da comunidade (no caso, restaurantes e condomínios residenciais).

Um plano de comunicação com hotsite na internet e peças visuais será usado para identificar e estimular a comunidade a aderir ao programa.

Além disso, os membros participam, em parceria com a PM, de ações de análise de risco (de ocorrências de crimes) e ajudam a formular planos de prevenção e de rápida comunicação de ocorrências suspeitas à polícia.

“A meta é que consigamos envolver toda a comunidade em ações de prevenção”, explica o comandante-geral da PM, Roberval França, um dos idealizadores do programa, que em Santo André, reduziu a zero o índice de crimes contra o patrimônio nos bairros onde foi implantado.

No evento, a polícia apresentou balanço do trabalho de proteção a bares e restaurantes e recebeu orientações sobre os próximos passos. Neste ano, 30 suspeitos de participarem de assaltos a restaurantes já foram presos. Do total, são 16 adultos e 14 adolescentes vinculados a nove quadrilhas diferentes, segundo informações do Decap.

“Um trabalho importante da polícia territorial, cada um na sua região, trabalhando, nós já tivemos assaltos esclarecidos e prisões efetuadas, e o trabalho vai ser intensificado”, elogiou o governador após apresentação do balanço.