Governador entrega cinco novos trens para a Linha 8-Diamante da CPTM

Composições fazem parte do lote de 105 trens adquiridos para a modernização da frota; os 33 restantes serão entregues até 2013

sex, 20/04/2012 - 17h24 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta sexta-feira, 20, mais cinco novos trens para a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Fabricados pela CAF em Hortolândia, no interior do Estado, cada trem conta com oito carros equipados com tecnologia de ponta, ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas, além de câmeras instaladas no interior dos carros.

“Entregamos hoje o trem de número 72. São trens novos, zero quilômetro, fabricados aqui no Brasil. Todos com ar-condicionado, câmera de vídeo anterior e posterior. A motorização, que era 33%, agora é 50%, um carro motorizado, outro não motorizado e sistema de frenagem melhor”, anunciou o governador, que fez a viagem inaugural de um dos trens, da Estação Júlio Prestes até o Terminal da Barra Funda (Linha 8-Diamante).

Desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses cinco, o número em operação chega a 72. Os 33 trens restantes serão entregues gradativamente até 2013.

O maior diferencial dos trens recém-adquiridos é o salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). Com 170 metros de comprimento, a parte externa das novas composições segue o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da frota e conta com design arrojado, layout moderno e funcional no seu interior. As composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e também possuem dispositivos para orientar usuários com deficiência auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio).

Ainda no evento, Alckmin autorizou a licitação para a aquisição de mais 55 trens para reforçar a frota da CPTM, com prazo de entrega de 24 meses. “Quando terminarmos de entregar os 105 trens, em 2013, logo em seguida, em 2014, começam a chegar os outros 55 trens”, disse o governador. Esses 55 novos trens terão 440 carros.

Da CPTM