Governador autoriza doação à Unesp da área do campus de Rio Claro

Transferência incorpora oficialmente área ao patrimônio da Universidade

qua, 09/05/2012 - 16h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quarta-feira, 9 de maio, em Rio Claro, o projeto de lei que autoriza a doação à Unesp (Universidade Estadual Paulista) do terreno onde está instalado o campus de Rio Claro, no bairro Bela Vista. Com a transferência, a área de mais de 1 milhão m² será oficialmente incorporada ao patrimônio da universidade. No local funcionam o Instituto de Biociências, o Instituto de Geociências e Ciências Exatas e o Centro de Estudos Ambientais.

“Um dos principais campus da Unesp é aqui em Rio Claro, e não tinha posse do terreno. Promulgamos a lei que faz a transferência desse terreno para a Unesp. Isso vai possibilitar à universidade criar novos cursos, ampliar o campus e poder expandir um dos principais campus do Estado de São Paulo”, destacou Alckmin.

Na ocasião, o governador também anunciou a sanção da Lei 14.769/2012, que autoriza a Fazenda do Estado a alienar, mediante doação, à União, área com 10.000 m² para instalação da Vara do Trabalho.

Histórico

A origem do campus de Rio Claro da Unesp está na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (Fafi), criada em julho de 1957. Em 1958, começaram a funcionar os primeiros cursos: História Natural, Geografia, Matemática e Pedagogia. Com a criação da Unesp em 30 de janeiro de 1976, a Fafi foi incorporada à Universidade. Em 1977, o Estatuto da Unesp decretou a criação do campus de Rio Claro com dois Institutos: o de Biociências (IB) e o de Geociências e Ciências Exatas (IGCE).

O IB é constituído por sete departamentos: Biologia; Bioquímica e Microbiologia; Botânica; Ecologia; Educação; Educação Física e Zoologia. Oferece os seguintes cursos de graduação: Ciências Biológicas (integral e noturno); Ecologia (integral); Educação Física (integral); e Pedagogia (noturno). Na pós-graduação, tem os seguintes Programas: Biologia Celular e Molecular; Biologia Vegetal; Ciências da Motricidade; Educação; Microbiologia Aplicada e Zoologia; e Desenvolvimento Humano e Tecnologias. O IB possui atualmente 121 professores, 201 servidores, 1.053 alunos na graduação e 548 na pós-graduação.

O IGCE tem sete departamentos: Planejamento Territorial e Geoprocessamento Estatística, Matemática Aplicada e Computacional, Física, Geografia, Geologia Aplicada, Matemática, e Petrologia e Metalogenia. Tem os seguintes cursos de graduação: Ciência da Computação (integral e noturno); Engenharia Ambiental (integral); Física (integral); Geografia (integral e noturno); Geologia (integral) e Matemática (integral). Na pós-graduação, oferece os programas de Geografia; Geologia Regional; Geociências e Meio Ambiente; Educação Matemática; Física; e Matemática. O IGCE possui 135 professores, 209 servidores, 1.488 alunos na graduação e 561 na pós-graduação.

Da Unesp