Cravinhos conta com novo trevo de acesso – parte 1

Discurso: José Serra Evento: Inauguração do trevo de acesso ao Município de Cravinhos Data: 15/02/08 Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Dizer da minha alegria […]

sex, 15/02/2008 - 12h33 | Do Portal do Governo

Discurso: José Serra

Evento: Inauguração do trevo de acesso ao Município de Cravinhos

Data: 15/02/08

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas.

Dizer da minha alegria de vir aqui a Cravinhos, cujo prefeito, aliás, deve ser o político mais bem avaliado de São Paulo. Pelos números que eu vi aqui, realmente, dá vontade de mudar para cá, para ficar.

Bem, nós viemos aqui para inaugurar uma obra importante. Em companhia do prefeito José Carlos Carrascoza dos Santos, o Boi; da sua esposa Andrea; o vereador, presidente da Câmara o Antônio Geraldo Aníbal; o vice-prefeito, o Zé Francisco, José Francisco Matasso Fedinando; deputado federal Duarte Nogueira; os deputados estaduais, o Rafael Silva; Dárcy Vera ; Baleia Rossi; o secretário do Estado dos Transportes, Mauro Arce; os prefeitos de Altinópolis; Ituverava; São Simão; Tabatinga; Nova Europa; Barrinha, Ipuã; Brodósqui; Itirapuã; Sales Oliveira; Miguelópolis; Luis Antônio; Guatapará; Ribeirão Preto; Jaboticabal; o superintendente do Daesp, o Sérgio Augusto de Arruda Camargo e muitos secretários municipais aqui; funcionários; pessoas da cidade. Enfim, queria aqui dar o meu abraço a cada um em particular, em especial.

Esta obra custou aproximadamente quatro milhões de reais. Feita com recursos do Estado, através da concessionária e de um financiamento do BNDES. Para que vocês terem uma idéia, é uma obra tão completa que ela tem duas rotatórias, quatro alças de acesso e saída a Rodovia São Paulo SP-330. Foi feita a adequação das vias de acesso do trevo as marginais existentes do lado norte e sul, melhoria do sistema de drenagem, instalação de sinalização horizontal e vertical e de outros itens de segurança.

Essa obra começou ainda no governo Lembo, em setembro de 2006. E foram concluídas já em agosto. Já houve um avanço grande. Já está em plena operação. Algumas coisas foram terminadas posteriormente. E temos uma obra aqui em folha para ajudar o desenvolvimento de Cravinhos e o desenvolvimento da região.

O Boi disse a coisa mais importante: este município antes era um município dormitório. Hoje, é um município produtivo. Produtor. Hoje, estão vindo, vem vindo gente para cá para produzir, para investir. Isso se deve a boa administração do município e se deve as ações do Governo Estado na infra-estrutura que cerca a toda essa região e a esta cidade.

Nós estamos inclusive aqui em Cravinhos, fazendo um investimento em um programa de saneamento. É mais de um milhão de reais. Então, já foi feito um milhão de reais e tem mais 600 mil para obras de saneamento a fundo perdido, que o Estado está pondo aqui. Por que o município não está na Sabesp. É um município que tem a sua própria autarquia operando.

E é interessante a gente chegar a um município como esse e ver o Estado ajudando nessa questão do esgoto, o que significa basicamente saúde e um melhor ambiente para se viver. E é isto que nós queremos para São Paulo. Essa é a nossa ofensiva.

Eu vim agora a Ribeirão Preto e lá dei um dado. Na região de Ribeirão, nós estamos refazendo 400 quilômetros de estradas vicinais. Quatrocentos quilômetros que vão ficar como novas. Já tem várias em andamento. Algumas até perto de serem concluídas e outras que vão começar. Isso significa emprego, significa desenvolvimento, significa criar melhores condições ainda para o nosso Interior prosperar.

O lado mais desenvolvido do Estado de São Paulo é o lado do Interior. Os problemas sociais mais críticos, as dificuldades maiores são na região da Grande de São Paulo. O nosso Interior decolou. É uma região que prosperou economicamente, que tem excelentes administrações, que o esquema de descentralização funciona, que a população identifica as coisas que são feitas, sabe medir o seu retorno. Isto é realmente notável dentro do desenvolvimento de São Paulo – que o eixo dinâmico do nosso Estado, hoje, está no Interior. Nesses 50% da população que vive fora da região da Grande São Paulo.

E o que nós temos a fazer no Estado é continuar proporcionando essa infra-estrutura, fortalecer a educação, fortalecer a saúde. Em Ribeirão, agora, eu mostrava que na região, as obras que andavam em andamento vão aumentar em 320 leitos hospitalares, a oferta para a população. O que significa quase duplicar a oferta existente em Ribeirão Preto.

Eu digo, porque isso interessa muito a Cravinhos, que está aqui do lado. É mais perto vim de Ribeirão a Cravinhos, do que de um bairro ao outro da Cidade de São Paulo. Portanto, aqui é tudo interligado.

Nós estamos investindo na região 20 milhões de reais em novas escolas, em reformas das escolas existentes. Vamos então, avançando na infra-estrutura econômico – social. E o progresso fica por conta de vocês – das administrações municipais e das populações de cada município.

Como eu disse, o prefeito aqui é excepcionalmente bem avaliado. Fiquei sabendo hoje pelo Baleia, de que ele era ligado ao Jábali, um amigo meu que era prefeito de Ribeirão – que começou na política com ele? Trabalhou com ele? E é uma boa tradição. E é uma tradição que no caso de Cravinhos, trás um benefício enorme.

Quero dizer que vocês podem continuar contando comigo e com o Governo de São Paulo. Da mesma maneira, que nós contamos com vocês. Contamos para tudo: para as parcerias. Aliás, aqui tem uma parceria também do Acessa São Paulo, de informática. São muitas as coisas. Não vou entediar, porque a gente conhece aquilo que tem, aquilo que está sendo feito.

E o importante é que nós vamos continuar. Nós começamos pisando no acelerador, como um carro de corrida. Em poucos segundos, já está na velocidade de disputa máxima. E isto, nós fizemos aqui no governo e vamos continuar assim, acelerando até o final do governo. Não em meu benefício, no meu partido, de um ou outro amigo. Mas em benefício de São Paulo.

Muito obrigado. E um grande abraço a todos e a todas.