AME Taboão da Serra fará mais de 37 mil atendimentos até o final deste ano

Unidade de alta resolutividade será referência em 19 especialidades para a população de Taboão e Embu das Artes

qui, 10/05/2012 - 17h01 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 10, o AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) Taboão da Serra, que atenderá uma população de 484,7 mil habitantes dos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes.

“Essa unidade vai ajudar a aliviar os hospitais da região, porque muita gente vai ao hospital para passar por um especialista ou fazer um exame e essas demandas podem ser atendidas nos AMEs”, explicou o governador.

O AME Taboão da Serra foi implantado numa área de 1,9 mil m² e atenderá em 19 especialidades médicas, como, alergologia, cardiologia, endocrinologia e oftalmologia. Fará, também, 25 tipos de exames de apoio diagnóstico, como audiometria, eletrocardiograma, endoscopia, mamografia e exames oftalmológicos, entre outros (veja lista completa abaixo).

O investimento total para implantação da unidade foi de R$ 6,6 milhões, com obras de reforma e adequação do espaço físico, além da compra de equipamentos e mobiliário. O serviço será administrado em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

As atividades do AME tiveram início no começo de abril e, no momento, a unidade oferece atendimento nas especialidades de ortopedia, otorrinologia, dermatologia, reumatologia, urologia, ginecologia e mastologia. Como qualquer unidade de saúde, pública ou particular, os AMES possuem cronograma de ativação gradativa de seus serviços.

Neste ano, até dezembro, o AME Taboão da Serra irá realizar 30,4 mil consultas médicas, 6,4 mil consultas não-médicas (fonaudiologia e nutrição, por exemplo) e 620 cirurgias ambulatoriais.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogando os hospitais.

“A população de Taboão e Embu conta agora uma nova unidade que disponibilizará, em um mesmo local, consultas médicas e não-médicas, além de modernos equipamentos para exames. A unidade vai complementar e fortalecer a rede de saúde da região”, afirma Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde.

O AME Taboão da Serra fica na Estrada São Francisco, 1448, no bairro Jardim Helena. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os pacientes deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Especialidades médicas: alergologia, cardiologia, pequenas cirurgias, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, ortopedia, otorrinologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia.

Serviço de Apoio Diagnóstico: audiometria/imitanciometria, colposcopia, densitometria, eletrocardiograma, eletroencéfalografia, ecocardiografia/doppler vascular, ultrassonografia; eletroneuromiografia, endoscopias, espirometria, mamografia, nasofibroscopia, holter/MAPA, radiologia simples, teste ergométrico, estudo urodinâmico e exames oftalmológicos (tonometria, teste ortóptico, campimetria, mapeamento de retina, biometria ultrassonica, ultrassom ocular, ceratometria, ceratoscopia, retinografia).

Outros Serviços: serviço social, nutrição, psicologia, enfermagem e pequenas cirurgias

Da Secretaria da Saúde