Alckmin inaugura Parque Tecnológico de Piracicaba

Espaço contará com centro administrativo, laboratórios, hall de eventos, incubadora de empresas de base tecnológica e instituições de ensino

ter, 21/08/2012 - 16h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, inauguraram nesta terça-feira, 21, o núcleo central do Parque Tecnológico Engenheiro Emílio Bruno Germek, em Piracicaba. O empreendimento faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que inaugurou no último mês de junho, o parque de Sorocaba.

O governador explicou a importância desse novo parque. “Esse é o bom caminho, o Brasil só vai ser competitivo internacionalmente se investir em pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento. O Parque Tecnológico é um local que une a teoria à prática, une a universidade, une os centros de pesquisa e desenvolvimento, une o setor produtivo, tudo em um mesmo local, em uma região que é campeã de bioenergia, um dos principais centros de desenvolvimento de São Paulo”, afirmou Alckmin.

O parque está localizado numa área de mais de 680 mil metros quadrados, na Rodovia SP-147 (Piracicaba-Limeira), dividido entre o centro administrativo, a incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios, auditório e hall de eventos. Até o momento, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 12 milhões em obras, equipamentos e na construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec).

O parque tecnológico de Piracicaba tem suas atividades voltadas para o setor de Biocombustíveis, Tecnologias de Conversão de Biomassa e Resíduos Agroindustriais, além de Tecnologias Ambientais. Instituições renomadas terão seus laboratórios integrados à iniciativa, entre elas a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Única), a Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), o Centro de Tecnologia Canavieira(CTC), a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A iniciativa conta com laboratórios especializados em diversas atividades. São elas: Simulação e Modelagem, Métodos Quantitativos Especializados, Metrologia, Metalografia, Mecatrônica e Automação. Além disso, o parque abriga uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) e uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)

Criado em 2006, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado.

No Estado de São Paulo, existem 30 iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Dessas, 11 estão em discussão e 19 já credenciadas no SPTec, sendo duas com credenciamento definitivo (São José dos Campos e Sorocaba) e 17 com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (três iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp, CPqD e CTI-TEC), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, EcoTecnológico Dahma São Carlos, São José do Rio Preto e São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste).

Incentivos fiscais

As empresas instaladas em parques tecnológicos do SPTec podem participar do programa estadual de incentivos fiscais chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias que serão utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens ao ativo imobilizado.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia