Alckmin expande ensinos técnico e tecnológico no Estado

Dezoito classes descentralizadas começam a funcionar já no segundo semestre

qua, 27/06/2012 - 19h07 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira, 27 de junho, da assinatura de convênios com 32 municípios paulistas para implantação de Faculdades de Tecnologia (Fatecs), Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e classes descentralizadas.

Entre os 32 convênios assinados, dois se referem à implantação de Etecs, três de Fatecs e 27 de classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec – visando a expansão dos ensinos técnico e tecnológico no Estado de São Paulo.

“Estamos dando mais um passo importante para o ensino técnico em São Paulo. Hoje, nós temos 285 mil e até o ano que vem vamos passar de 300 mil alunos. É ensino de qualidade, gratuito e voltado ao emprego”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Veja a relação dos municípios beneficiados:

Etecs

Santa Fé do Sul – A futura Etec inicia suas atividades no próximo semestre como classe descentralizada, com o curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática. Futuramente, está prevista a oferta do Ensino Médio e de dois outros cursos técnicos: Aquicultura e Vestuário.

Rio Grande da Serra – Começa em 2013 como classe descentralizada. Cursos técnicos previstos: Edificações, Manutenção e Suporte em Informática e Meio Ambiente.

Fatecs

Ferraz de Vasconcelos – Com implantação prevista para 2014, a futura unidade inicialmente vai oferecer o curso de graduação tecnológica de Processos Metalúrgicos.

Franco da Rocha – A futura Faculdade de Tecnologia tem previsão de ser implantada em 2014, oferecendo o curso de tecnologia de Construção de Edifícios.

Itatiba – Para atender à demanda da região, a futura Fatec, prevista para o 2º semestre de 2013, deve oferecer os cursos de graduação tecnológica de Agroindústria e Polímeros.

Classes descentralizadas

Dos 27 municípios que passarão a contar com classe descentralizada, 18 já iniciam suas atividades no próximo semestre – 10 deles com o curso técnico de Administração. São eles: Borborema, Cabreúva, Campos do Jordão, Cesário Lange, Fartura, Guará (vai oferecer também o curso de Segurança do Trabalho), Pirapozinho, Piratininga, Presidente Bernardes e Sarapuí. Dois municípios vão implantar o curso de Informática: Cunha e Sandovalina. E outros dois municípios vão oferecer o curso de Contabilidade: Juquitiba e Vargem Grande Paulista.

Outros cursos serão implantados em Iperó (Edificações Eletrotécnica), Jaguariúna (Segurança do Trabalho), Tejupá (Agronegócio), e Várzea Paulista (Redes de Computadores).

Dos 9 municípios restantes, previstos para ter classe descentralizada em 2013, 4 vão oferecer o curso de Administração: Boa Esperança do Sul, Restinga, Santa Salete e Santo Antonio da Alegria. Outros dois vão implantar o curso de Contabilidade: João Ramalho e Urânia. Completam a relação, 3 municípios: Brotas, com o curso de Lazer, Florinea, com Açúcar e Álcool, e Itaí, que deve oferecer o curso técnico de Agronegócio.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec – em 264 cidades paulistas.

As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza