Alckmin entrega trens da CPTM e anuncia edital da Linha 15-Branca do Metrô

Construção da primeira fase, que vai da Vila Prudente até o Jardim Anália Franco, será antecipada para 2013

qui, 23/08/2012 - 17h45 | Do Portal do Governo

Os 460 mil passageiros que utilizam diariamente a Linha 8 (Júlio Prestes – Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) serão beneficiados com a entrada em operação de mais composições. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 23, mais três novos trens equipados com tecnologia de ponta, ar-condicionado, design arrojado e funcional.

Alckmin também aproveitou o evento para anunciar o lançamento do edital de pré-qualificação da Linha 15-Branca do Metrô. “No dia 31 de agosto, nós lançaremos esse edital. São mais de 13 quilômetros de metrô e 17 estações novas. A linha passa por Vila Formosa, Tatuapé, Tiquatira e vai até a Dutra. Nós vamos ter uma estação na beira da Dutra”, informou o governador.

A construção da primeira fase, que vai da Vila Prudente até o Jardim Anália Franco, inicialmente prevista para começar em 2014, será antecipada para 2013. Serão adquiridos 17 trens para operação no trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa. Outros 28 serão adquiridos para o trecho Vila Prudente e Dutra. O Metrô estima que o usuário demore 20 minutos para percorrer o trecho entre as estações Vila Prudente e Dutra.

Primeira fase: 5,5 quilômetros e quatro estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa, onde também será construído o estacionamento de trens. A demanda prevista é de aproximadamente 1,1 milhão de passageiros por dia nesta fase.

Segunda fase: 8,1 km e oito estações: Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. A demanda prevista é de aproximadamente 1,7 milhão de passageiros por dia nesta fase.

Novos trens da CPTM

Fabricados pela CAF na unidade em Hortolândia, os três trens entregues para a CPTM contam com oito carros e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). Com 170 metros de comprimento, as novas unidades são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e são dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio). Além disso, estão equipadas com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa.

“Nós completaremos 105 trens. Cada trem tem oito carros. São 840 carros zero quilômetro circulando para atingir a nossa meta de, no horário de pico, reduzir para três minutos o intervalo entre trens, o que vai diminuir a superlotação, diminuir o tempo de espera e melhorar o conforto para os passageiros”, ressaltou Alckmin.

Desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses três, o número de novas composições em operação chega a 77. As 28 restantes serão entregues gradativamente até 2013. Em continuidade ao Programa de Modernização da Frota, a CPTM está licitando a aquisição de mais 65 trens de oito carros.

Da CPTM e do Metrô