Alckmin anuncia novidades de mobilidade urbana e infraestutura para a Baixada Santista

Contratação do projeto executivo do túnel Santos-Guarujá e abertura da licitação para a compra de 22 trens urbanos estão entre os anúncios feitos em Santos

qua, 30/05/2012 - 15h58 | Do Portal do Governo

Importantes projetos de mobilidade urbana e infraestutura para a Baixada Santista estão em andamento pelo Governo do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin apresentou algumas novidades nesta quarta-feira, 30, durante o Encontro Estadual Acelera São Paulo, realizado em Santos.

A contratação do projeto executivo do túnel imerso para a ligação viária entre Santos e Guarujá e a autorização para a compra de 22 veículos leves sobre trilhos (VLT) estão entre as boas notícias que foram dadas à população. Durante o evento, Alckmin também anunciou dois esperados projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista: a ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP-55) e Anchieta (SP-160) e a construção de faixa adicional na Cônego.

No evento, foi assinado o contrato com o Consórcio Consultor Engevix – Planservi – Themag Túnel Submerso, vencedor da licitação. Na última segunda-feira, 28, a DERSA publicou o edital de homologação em prol do Consórcio que executará os trabalhos do Projeto Executivo da ligação seca entre as cidades da Baixada Santista. O prazo previsto para o detalhamento construtivo será de 18 meses com recursos orçados em R$ 39 milhões.

“Quem ganhou a licitação foram consultores que fizeram o maior túnel do mundo, situado na China. Também construíram o túnel que liga a Dinamarca à Suécia.Temos aqui o que há de melhor em termos de engenharia para esta que vai ser a nossa obra mais desafiadora. O túnel prevê pessoas passando a pé, de bicicleta, carro, moto, ônibus, caminhão e o VLT”, destacou o governador Alckmin.

O escopo do serviço para o Projeto Executivo compreende apoio à elaboração do EIA-RIMA e ao licenciamento ambiental do empreendimento; consolidação e otimização da alternativa selecionada; projeto de engenharia do túnel e de todo o complexo viário; preparação dos elementos para licitação das obras (ou PPP); e detalhamento executivo das obras de engenharia.

A tecnologia de construção de túneis imersos ainda é inédita no País. Por isso, as três empresas vencedoras por meio do Consórcio serão assistidas por consultores externos da Holanda e da Suécia, especializados em projeto de túnel imerso, navegabilidade e tecnologia de concreto, com comprovada experiência neste tipo de obra. No final do projeto teremos três empresas brasileiras habilitadas nessa tecnologia.

A primeira passagem de tráfego, que utilizou o método de túnel imerso, foi construída em 1910, para permitir a passagem da Ferrovia Central de Michigan (Michigan Central Railroad) sob o Rio Detroit, nos Estados Unidos. Embora ainda inédita no Brasil, foram catalogados mais de 150 túneis imersos atualmente em operação pelo mundo.

Cronograma sem alteração – O edital de concorrência foi reaberto dia 23 de março, quando novo prazo para a entrega dos envelopes foi estabelecido. A licitação estava suspensa em caráter liminar por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às vésperas da entrega dos envelopes, antes marcada para 17 de fevereiro.

Ao autorizar a reabertura, o TCE referendou o edital da DERSA, uma vez que não houve qualquer alteração no conteúdo da publicação. Assim, o processo de licitação seguiu o curso normal, conforme programação anunciada. As empresas interessadas participaram organizadas em consórcios, com três empresas para cada um, como previsto no edital.

O cronograma de construção do túnel imerso também não foi alterado. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo para implantação do investimento está estimado em R$ 1,5 bilhão, incluindo obras, projeto, licenciamento, desapropriações, gerenciamento, entre outros.

Ligação por túnel – O túnel imerso entre Santos e Guarujá será implantado em concreto armado, com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT.

O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) que será implantada na Baixada Santista.

Estudo determinou escolha – A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da DERSA. Batizado de “Projeto Prestes Maia”, entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

Os túneis imersos constituem uma alternativa interessante para a transposição secas de canais navegáveis, pois evitam as limitações de altura que surgem sempre que se opta pela construção de uma ponte.

As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais (escavados) estão no custo de implantação (mais baixo) e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.

VLT – Veículo Leve sobre Trilhos

Ainda no evento, o governador Geraldo Alckmin autorizou a publicação do edital para a compra de 22 Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) que ligarão o Terminal Barreiros em São Vicente, ao Valongo, em Santos. O trecho de 15 km corresponde à primeira fase do SIM (Sistema Integrado Metropolitano), projeto do governo do Estado coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU/SP.

“Amanhã será publicado edital para compra de 22 trens do VLT e até setembro começa obra física. Até o início de 2014, já devemos ter o VLT circulando”, informou Alckmin durante o evento realizado em Santos.

O edital será publicado em 31/05 no Diário Oficial do Estado. A licitação é de âmbito internacional e deve ser concluída em julho. Em setembro, será assinado o contrato com a empresa vencedora. O primeiro veículo deverá ser entregue em um prazo de 18 meses a partir da assinatura (março de 2014) e a entrega de todos os trens está prevista para dezembro de 2014. O custo total aproximado dos veículos é de R$ 284 milhões.

O Veículo Leve Sobre Trilhos escolhido para operar na Baixada Santista seguirá algumas especificações básicas: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Outro passo importante para viabilizar a circulação do VLT é a licitação dos sistemas de comunicação e sinalização. O edital de compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de tráfego e bloqueios (catracas e guichês) deve ser publicado no final de junho e o custo estimado é de R$ 171 milhões.

Integração com ônibus – Com a expectativa de atender cerca 70 mil passageiros/dia útil nesta primeira fase, o VLT será integrado às linhas de ônibus metropolitanos e municipais. Contará com obras de infraestrutura como terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias. O investimento total previsto é de R$ 855 milhões.

Projetos – Desde fevereiro de 2012 o Consórcio Projeto VLT (empresa vencedora da licitação) está elaborando o projeto executivo do trecho ligando o terminal Barreiros ao Porto (11km), previsto para ser concluído em agosto de 2012.

Já o Consórcio Projetos SIM RMBS elabora o projeto básico e executivo dos outros trechos do VLT: Conselheiro Nébias/Valongo ( 4 km), Projeto Básico dos trechos Barreiros/Samaritá – 7,4 km e Cons. Nébias/Ponta da Praia – 4,4 km, e Projeto Funcional da ligação Samaritá/Terminal Tatico – 7km. O prazo de conclusão é setembro de 2012.

Obras – Em abril foi retomado o processo de licitação com a entrega da documentação técnica e de habilitação para a pré – qualificação das empresas interessadas em participar da licitação pública para a execução das obras do trecho prioritário São Vicente (Barreiros) – Santos (Porto) e a extensão Conselheiro Nébias a Valongo, em Santos. Oito consórcios entregaram a documentação que está em análise.

Em julho de 2012 está prevista a publicação do Edital da Obra (qualificação por preço) do trecho Barreiros – Porto e, em agosto, a contratação da empresa que executará a obra do trecho a partir de setembro – a previsão de entrega é o primeiro semestre de 2014. Já o trecho Conselheiro Nébias – Valongo tem previsão de início das obras em janeiro de 2013, com a conclusão no segundo semestre de 2014.

Benefícios do SIM

Redução de 23% na frota de ônibus.
Redução do número de linhas de 52 para 32.
Redução de tempo gasto com transporte e integração tarifária.
Com menos ônibus circulando, a expectativa é de uma economia de aproximadamente R$ 21 milhões/ano em gastos como acidentes e manutenção.
Redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Cônego Domenico Rangoni e Via Anchieta

Dois esperados projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista serão executados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo: a ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP 55) e Anchieta (SP 160) e a construção de faixa adicional na Cônego. Essas obras também foram anunciadas pelo governador Alckmin no evento desta quarta-feira.

Os cronogramas de ambos os projetos preveem o início das obras em outubro deste ano, após a conclusão dos processos de licenciamento ambiental. As obras têm duração prevista para 24 meses e beneficiam os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, além dos turistas que acessam o litoral.

Junto com a Ligação Seca Santos-Guarujá e a 5ª faixa no trecho de planalto da Imigrantes, já em andamento, as obras irão otimizar e dar fluidez ao acesso à Baixada Santista. Ganham os usuários de rodovia com viagens mais rápidas e mais seguras e a sociedade como um todo com a redução na emissão de poluentes em decorrência dos congestionamentos.

– Trevo de interseção Anchieta x Cônego – km 55 da Rodovia Anchieta

Um novo viaduto com quatro a cinco faixas de rolamento aumentará a fluidez do tráfego e irá melhorar o acesso ao Porto de Santos e aos municípios da Baixada. O viaduto terá 900 metros de extensão e a obra contempla ainda a reconstrução do viário. Além disso, será implantada uma faixa operacional, reversível para o tráfego sempre que necessário, entre o km 270 e o km 274 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 55).

Com a ampliação da capacidade viária, serão eliminados os congestionamentos diários observados nessa interseção de grande importância para o transporte de cargas, por onde passam diariamente 100 mil veículos. Os investimentos somam R$ 175,5 milhões, que deverão gerar 400 empregos diretos e mil indiretos.

– Faixa adicional – Rodovia Cônego Domenico Rangoni

O projeto prevê a implantação de faixas adicionais no trecho do entroncamento com a Anchieta (km 270) até o Polo Industrial de Cubatão (km 262), para ampliar a capacidade da via, otimizando as viagens entre os terminais de carga do Porto de Santos e as indústrias e centros logísticos localizados ao longo do corredor. O trecho recebe diariamente 50 mil veículos.

Ao todo serão 16 quilômetros de 3ª faixa (oito por sentido) com investimento de R$ 153,2 milhões. Durante as obras serão gerados 200 empregos diretos e 600 indiretos. O projeto contempla, ainda, ciclovia e novas travessias para pedestres.

As obras serão executadas pela Concessionária Ecovias sob fiscalização e gerenciamento da Artesp.

Da Artesp, Dersa e EMTU