221 unidades habitacionais e 13 boxes comerciais são entregues em Heliópolis

Discurso: José Serra Evento: Entrega de 221 unidades habitacionais em Heliópolis Data: 13/01/08   Queria dar o meu bom dia a todos e a todas.   Cumprimentar o nosso prefeito […]

dom, 13/01/2008 - 15h25 | Do Portal do Governo

Discurso: José Serra

Evento: Entrega de 221 unidades habitacionais em Heliópolis

Data: 13/01/08

 

Queria dar o meu bom dia a todos e a todas.

 

Cumprimentar o nosso prefeito Gilberto Kassab; o deputado federal que nos falou aqui, o Arnaldo Faria de Sá. Coitado, que torce pela Portuguesa. Agora está na primeira divisão, mas todos nós gostamos um pouco da Portuguesa. E não tem ninguém aqui que torce para a Portuguesa aqui? E para o Palmeiras? Aí tem, olha aí.

 

Queria… Não, do São Paulo eu não vou perguntar, porque é do prefeito e aí vão achar que a gente está brigando por causa disso.

 

O Lair Alberto Soares Krähenbühl, que é o nosso secretário Estadual da Habitação e é o presidente também da CHU; Floriano Pesaro, que é secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura. Tem mais algum secretário? Andrea Matarazzo, que é secretário das Subprefeituras; tem o Walter Feldman, que é secretário de Esportes; tem muitos subprefeitos, queria cumprimentar a todos; o secretário também da Habitação, que nos falou, o Elton Santa Fé Zacarias; os vereadores Juscelino Gadelha e Netinho, que nos falaram também; os subprefeitos, além do de Ipiranga, está aqui o da Vila Prudente, o Felipe Sigollo; o Marcelo Bruni, do Jaçanã e Tremembé; o Antônio Perosa, da Vila Maria, e o Geraldo Mantovani Filho, de Santo Amaro.

 

Queria cumprimentar todos os moradores e moradoras de Heliópolis; representantes de associações e entidades de classe; lideranças comunitárias e a garotada.

 

Bem, eu não quis deixar de vir aqui hoje, apesar de que eu estive nesta semana nos Estados Unidos com uma reunião no Banco Interamericano para trazer dinheiro para São Paulo, para muitos investimentos, e acabei trazendo uma gripe de lá. Vocês vêem pela minha voz. Aqui eu não devia ter pegado, porque eu tomei vacina da gripe, mas a vacina é para gripe brasileira. Na verdade não é, devia valer para tudo, mas vamos ficar com essa idéia. Mas não quis deixar de vir aqui.

 

Esta é uma obra conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura. O Governo do Estado através da Sabesp – nossa companhia de águas e esgoto – e através da CDHU, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Aqui a Sabesp, a previsão é de 2.200 unidades habitacionais com ligação de água e esgoto.

 

Neste ano, está previsto o atendimento a mais de 520 unidades habitacionais na gleba K e na gleba N. Ao mesmo tempo, nós temos as ações diretamente da CDHU. O total aplicado aqui, já realizado e previsto, é de 78 milhões de reais. Não é pouco dinheiro, é muito dinheiro. Já foram repassados 52 milhões, já foram entregues 239 unidades na gleba A, 130 unidades na gleba N. Com isso são 369 unidades, ou melhor, 369 famílias atendidas. Não é apenas a unidade habitacional, é a infra-estrutura, é o já canalizado córrego do Sacomã dentro dessa infra-estrutura, a qual beneficia a infra-estrutura toda – mesmo que não haja habitação nova – 1.540 famílias na gleba A e outras 1.504 na gleba N. São, portanto, 3.044 famílias, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas já atendidas pelas obras de infra- estrutura.

 

Neste evento de hoje, são 91 unidades habitacionais na gleba A, 130 unidades na gleba N e 13 boxes comerciais que deverão ser visitados. Aqui estão os boxes comerciais, que eu achei realmente muito bem arrumados.

 

E olha, depois de muitos anos – mais de 20 anos – as pessoas receberão um título de propriedade com documentação já encaminhada ao cartório. Nós criamos um programa chamado Cidade Legal, que está regularizando mais de 200 mil unidades no Estado de São Paulo e 155 unidades da CDHU, em cooperação com as Prefeituras e, no caso da Cidade de São Paulo, com a Prefeitura do Kassab.

 

Eu estive aqui outro dia também com o Gilberto Kassab em uma outra gleba – que gleba era? – onde nós lançamos a criação de uma Etec, de uma Escola Técnica para formar a garotada para o mercado de trabalho. Na gleba K, para formar a garotada para o mercado de trabalho. Uma Escola Técnica que vai ser muito importante para toda a região aqui de Heliópolis. Lá também vai estar o Instituto Baccarelli, lá tem duas creches, enfim é um verdadeiro CEU no modelo novo, aqui em Heliópolis.

 

Portanto, essas ações vêm se multiplicando. Elas refletem prioridade do Estado, prioridade da Prefeitura. É a Prefeitura que comanda essa ação. Eu fiquei muito satisfeito, não apenas aqui em Heliópolis, mas por toda a cidade de São Paulo, depois que saí da Prefeitura, de ver o Kassab continuando e dando vida nova a muitas coisas que nós vínhamos fazendo.

 

E Heliópolis está se beneficiando disso, do trabalho conjunto Estado-Prefeitura. Os dois cooperando, como nunca houve antes no passado. Quem se beneficia são as pessoas, são as famílias.

 

Estamos fazendo isso sem conotação partidária. Sem conotação partidária. Nós não ganhamos a eleição aqui e em muitos lugares de Heliópolis. Aqui na gleba K, onde nós vamos fazer mais habitações ainda, além da Escola Técnica e tudo mais, em geral, o pessoal vota no PT nas eleições. Mas nós estamos fazendo lá – é verdade ou não é? – mas nós estamos trabalhando lá igualzinho ao que trabalhamos aqui e em todo lugar, porque nós não podemos olhar para as crianças e dizer: não, essa criança vai receber, ou esta outra deixar de receber, porque sua família vota em outro partido. A gente não pode governar assim, a gente tem que governar para todo mundo. Democracia é assim.

 

O PT não costuma fazer isso, mas nós fazemos, nós governamos para todos, não apenas para o nosso time, para aqueles que tenham a nossa camisa. Como, aliás, nós somos plurais. Se eu não fosse, eu já teria pedido para este rapaz com a camisa do São Paulo aqui na minha frente, e aqui olho para trás,  outra camisa do São Paulo, e vem a chupeta, com o distintivo do São Paulo. Um exagero. Vocês têm a prova aí da nossa tolerância, do nosso espírito republicano, inclusive no que se refere às preferências futebolísticas.

 

É isso que eu queria dizer. Meus parabéns. E, acima de tudo, continuem contando conosco. Contem com a gente, com o Estado e com a Prefeitura para melhorar a vida de todos aqui.

 

Muito obrigado.