Mulheres vítimas de violência sexual são tema de mostra na Estação Brás

Em cartaz até 12 de junho no Espaço Cultural, “Sobre(viver) – O que acontece depois do estupro” relata a vida da mulher depois do abuso

seg, 21/05/2018 - 18h03 | Do Portal do Governo

A vida da mulher após uma violência sexual é o tema da exposição que começa nesta terça-feira (22) na Estação Brás da CPTM, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.

A ideia do projeto “Sobre(viver) – O que acontece depois do estupro” é justamente debater como levar a vida adiante depois de um trauma dessa natureza. A iniciativa é do coletivo feminista Capitus, com apoio da CPTM.

Em cartaz até o dia 12 de junho no Espaço Cultural da estação, a mostra fotográfica reúne 16 painéis que expõem as emoções das vítimas, chamando atenção para a diversidade de sentimentos e pensamentos que surgem após a agressão e revelando a solidão dos dias seguintes ao estupro.

Sobre o Coletivo

O coletivo feminista Capitus buscou inspiração na protagonista do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Nele, a personagem Capitu foi julgada como adúltera, porém nunca teve voz para contar o seu lado da história.

O objetivo do coletivo é dar voz as mulheres que, como a Capitu, anseiam por contar seu lado da história, em vez da versão narrada pelos homens, muitas vezes resultado de uma sociedade machista e patriarcal, em que as mulheres não têm voz.