Mulheres precisam ficar atentas aos sintomas do ovário policístico

É possível que uma em cada seis mulheres tenha a Síndrome do Ovário Policístico. As mulheres precisam estar atentas para os sintomas. Se a menstruação é irregular e apresenta alterações relacionadas a […]

seg, 30/07/2018 - 14h00 | Do Portal do Governo

É possível que uma em cada seis mulheres tenha a Síndrome do Ovário Policístico. As mulheres precisam estar atentas para os sintomas. Se a menstruação é irregular e apresenta alterações relacionadas a hormônios, como aumento de pelos na face e corpo, acne e manchas escuras nas dobras do braço, pernas, axilas e virilha, podem ser sinais da síndrome.

Segundo o ginecologista Gustavo Maciel, apesar de frequente, o que muitos desconhecem é que a SOP pode desencadear outros males. “As mulheres têm maior tendência a ganhar peso e a ter alterações na glicose, o que no futuro pode virar diabetes”, explica.

O tratamento envolve o uso de medicamentos para equilíbrio hormonal (regularizar o ciclo menstrual). Porém, somente isso não é suficiente, alerta o médico. “É preciso investigar também os fatores de riscos para a prevenção de complicações futuras, a exemplo da infertilidade, diabetes, obesidade e até mesmo câncer.

Eletrodomésticos de ventilação exigem precaução

Nessa época do ano, com a oscilação dos termômetros e a mistura de temperaturas mais altas e baixas no mesmo dia, é frequente a utilização de recursos para amenizar o clima. No entanto, é preciso estar atento para alguns cuidados a ser tomados com o uso de eletrodomésticos de ventilação.

“O único cuidado especial o uso dos ventiladores é manter pás e grades sempre limpas, preferencialmente com pano úmido. Caso contrário, toda a poeira acumulada será lançada no local”, explica o pneumologista Fábio Pereira Muchão.

A inalação de poeira e ácaros é prejudicial a todas as pessoas, sobretudo aos que sofrem com crises alérgicas de rinite e asma. Em relação ao ar condicionado, o especialista recomenda que seja regulado numa temperatura equivalente ou próxima à do meio externo – 23 graus Celsius são suficientes para proporcionar sensação mais amena. Para evitar a propagação de fungos, bactérias e poeira, é fundamental efetuar sua higienização e a troca periódica dos filtros.

Como o uso desse tipo de aparelho pode ressecar o ar ambiente, Muchão sugere o uso moderado de umidificadores ou a distribuição de recipientes com água pelos cômodos. “Esses recursos contribuem para melhorar a umidade relativa do ar em dias mais secos. Entretanto, os umidificadores não devem permanecer ligados por períodos prolongados. Em quartos, por exemplo, o período médio deve ser de 2 horas, no início da noite”, adverte.

As vias aéreas podem ficar irritadas e causar transtornos respiratórios, especialmente nas crianças, idosos e portadores de doenças pulmonares crônicas, como bronquite e enfisema.

Ainda segundo o pneumologista, climatizadores são outra opção para reduzir a possibilidade desconforto e, além disso, contribuem para maior economia de energia elétrica em comparação ao consumo de outros eletrodomésticos. “Esses aparelhos também devem ser mantidos higienizados e com água limpa nos reservatórios”, finaliza o médico.