Mostra no Memorial da Inclusão celebra aniversário de São Paulo

Até 4 de fevereiro, 28 telas produzidas por artistas que pintam com a boca e os pés fazem releituras de monumentos paulistas

qui, 31/01/2019 - 14h11 | Do Portal do Governo

Quem quiser saber um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo, pode conferir até o dia 4 de fevereiro, no Memorial da Inclusão, a exposição “São Paulo, terra boa!”.

A mostra apresenta releituras de monumentos paulistas por meio de 28 telas produzidas por artistas que pintam com a boca e os pés, em homenagem aos 465 anos do município.

Os artistas integram a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956, quando Erich Stegmann reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de 8 países europeus com o objetivo de trabalharem com arte. Atualmente, a Associação está presente em mais de 70 países, e no Brasil conta com 53 artistas.

A exposição retrata parte dos monumentos históricos e pontos turísticos paulistanos como patrimônio cultural, de modo a fomentar o interesse pela arquitetura, lazer e cultura desses espaços.

A mostra fica aberta à visitação de até 04 de fevereiro e possui audiodescrição, impressão dos textos em dupla leitura e com fonte ampliada (português e braile), além de mobiliário acessível.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.