Mobilidade urbana é tema de projetos da primeira Feteps Virtual

Bicicletas e skates elétricos, energia limpa e ideias inovadoras para o transporte público estão entre as soluções apresentadas

qui, 09/11/2017 - 17h36 | Do Portal do Governo

Estudantes das Etecs e Fatecs mostraram soluções variadas para melhorar cotidiano de grandes centros; premiação ocorre nesta sexta-feira, na Capital

Os vencedores da 11ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) se reúnem na cerimônia de premiação que ocorre nesta sexta-feira (10), na sede da instituição, no bairro de Santa Ifigênia, na Capital.

Nesta primeira edição virtual do evento, estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais mostraram que conhecimento e criatividade geram avanços na sociedade. Foram apresentados diversos projetos com propostas para solucionar problemas do cotidiano.

Entre os temas que serviram de inspiração está a mobilidade urbana, uma das principais dificuldades enfrentadas pela população de grandes centros, como a capital paulista e seu entorno. Com aproximadamente 21,2 milhões de habitantes, a Região Metropolitana de São Paulo está entre as mais populosas do mundo e apresenta grande complexidade quando o assunto é a locomoção, seja por meio de transporte individual ou coletivo.

O projeto Eletrobike, dos estudantes da Etec de Itaquaquecetuba, por exemplo, pretende incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte, além de propor uma solução para a geração de energia limpa. A ideia é equipar as bikes com dispositivos que convertam a energia mecânica das pedaladas em eletricidade que, uma vez armazenada, seria utilizada para iluminação pública. A ideia é aplicar a tecnologia em uma frota de bicicletas de empréstimo ou para aluguel.

Outros três trabalhos têm propostas semelhantes para transformar bicicletas em fontes de energia: o Carregador de Celular Sustentável para Bicicletas, desenvolvido por estudantes da classe descentralizada da Etec Araçatuba, em Guararapes; Energy Bike, da Etec de Monte Mor; e o Sustentabilibike – energia e sustentabilidade, da Fatec de Cotia. Este último foi o vencedor da categoria Turismo, Hospitalidade e Lazer entre as Fatecs.

Ainda entre as soluções para transporte individual, há o Skate elétrico, da Etec Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão; e o AutoCAR Eletric, automóvel movido a eletricidade apresentado por alunos Etec Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu.

Transporte coletivo

Outros projetos apresentaram propostas para facilitar a vida de quem utiliza transporte coletivo. O SVI Online, de alunos da Fatec Osasco, propõe que os pontos de ônibus da cidade tenham terminais com um tipo de totem para que o usuário possa interagir em busca de informações sobre horários, problemas na via e trajetos.

Já o Transito Mais, da Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, prevê uma plataforma digital para agilizar o contato entre população, prefeitura e agentes responsáveis pelo trânsito na cidade, possibilitando a comunicação de acidentes, congestionamentos e outras ocorrências.

Dois trabalhos mostram preocupação com inclusão de pessoas com algum tipo de limitação física. O Transporte Público Para Deficientes Físicos, da Etec de Registro, é um aplicativo desenvolvido para melhorar questões de embarque e escala de horários de ônibus. Já com o iBeacon como auxílio para deficientes visuais, da Fatec Bauru, os alunos estudam a viabilidade de utilizar o serviço de notificação da Apple para ajudar pessoas com dificuldades para usar os coletivos.