MIS promove debate online ao vivo sobre o filme Blade Runner 2049

A partir do conteúdo do longa, #Cineciência vai abordar questões sobre futuro e inteligência artificial

sex, 24/07/2020 - 18h25 | Do Portal do Governo

O #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS (Museu da Imagem e do Som) terá mais uma transmissão online no domingo (26). O encontro vai debater o filme Blade Runner 2049. O público de casa pode ver ou rever longa em diversas plataformas de streaming (como o Telecine Play) e participar com perguntas aos especialistas no domingo, às 17h, ao vivo, no Canal do MIS no Youtube (www.youtube.com/user/missaopaulo).

Com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do projeto, os convidados desta edição serão Lucia Santaella, professora da PUC-SP e uma das principais divulgadoras da semiótica e do pensamento de Charles Peirce no Brasil, contando com mais de quarenta livros publicados, e Fabio Fernandez, professor da PUC-SP nos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela mesma universidade, pós-doutor pela ECA-USP (2012) e formado pelo Clarion West Writers Workshop (2013)

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

Sobre o filme

Após os problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, de forma que seja mais obediente aos humanos. Um deles é K (Ryan Gosling), um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles. Após encontrar Sapper Morton (Dave Bautista), K descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho, mantido em sigilo até então.

A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra deles com os humanos, o que faz com que a tenente Joshi (Robin Wright), chefe de K, o envie para encontrar e eliminar a criança.