MIS estreia mostra Em Curso nesta terça-feira

Trabalho da fotógrafa Márcia Beltrão traz imagens de sua observação entre o trem, o Rio Pinheiros e sua paisagem

ter, 22/10/2019 - 10h28 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura nesta terça-feira (22) a mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para serem expostos no Museu ao longo do ano: Em curso, de Márcia Beltrão. O trabalho foi feito a partir da observação da fotógrafa entre o trem, o Rio Pinheiros e sua paisagem, que convivem lado a lado, atravessando parte da cidade de São Paulo.

A exposição, com entrada gratuita, fica em cartaz até 1º de dezembro, no Espaço Nicho. “Ao fotografar o percurso que o trem faz nas margens desse rio, me remeto à experiência cinematográfica, em que as janelas servem como “frames”, que se repetem e contam histórias. As histórias dessa cidade e das pessoas que por ela passam”, descreve a fotógrafa.

Ainda dentro da programação da mostra, na quarta-feira (30), a fotógrafa realiza um bate-papo aberto ao público com Ronaldo Entler, responsável pelo acompanhamento curatorial da mostra. A conversa, aberta ao público, acontece às 19h no Auditório LABMIS, com entrada gratuita. Para participar basta retirar senha com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

“Em um gesto sutil de resistência, e sem qualquer romantismo, Marcia Beltrão tenta construir por meio da fotografia uma sensibilidade sincronizada com essa paisagem saturada que é vista pela janela de um trem suburbano. Assim, ela compõe com os resíduos desse imaginário moderno um discurso ajustado à contemporaneidade. Acostumada a ver o mundo pelo enquadramento da câmera, ela descobre que o trem, com seu ritmo e suas próprias molduras, constitui um dispositivo capaz de falar o idioma fragmentário de nossas paisagens”, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler, também curador do evento.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria e do pesquisador, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler.