Militares do Estado de São Paulo retornam de missão humanitária na Turquia

Bombeiros, médicos militares e membros da Defesa Civil de SP auxiliaram nas operações de resgate das vítimas do terremoto

seg, 27/02/2023 - 13h34 | Do Portal do Governo

Militares retornam de missão humanitária da Turquia

Os militares que participaram da Missão Humanitária Brasileira na Turquia retornaram ao país na última sexta-feira (24). Do estado de São Paulo, foram 26 militares, que auxiliaram nas operações de resgate das vítimas do terremoto. A missão brasileira realizou 46 operações de busca e salvamento, além de 74 atendimentos médicos durante as duas semanas que permaneceram na Turquia.

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, recepcionou os militares no aeroporto de Guarulhos e destacou o papel da equipe paulista. “O Governo de São Paulo entra para a história, pela primeira vez em uma ação humanitária internacional neste tipo de ocorrência. A maior parte da comitiva foi formada por homens e mulheres do estado de São Paulo. É um motivo de muito orgulho pelo qual eu vim aqui hoje, inclusive representando nosso governador Tarcísio de Freitas, que está na missão no litoral norte. Sem dúvida alguma São Paulo estendeu a mão e entrou para a história”, ressaltou.

Especializados em resgate de estruturas colapsadas e experts em operações especiais, os militares enviados para a Turquia contaram ainda com o apoio de quatro cães nas ações de salvamento.

O Capitão Vagner Martins, da Defesa Civil do estado de São Paulo, participou da missão e comenta sobre a experiência. “Fomos por um desastre que não é comum no Brasil, nós não temos terremotos aqui, a dificuldade é evidente. Tivemos que acampar porque não podíamos ficar dentro das edificações por conta dos tremores, mas a gente se adapta e é um aprendizado enorme”, disse.

Para auxiliar nas operações de busca e salvamento, e nos atendimentos médicos, foram levados diversos materiais, dentre eles ferramentas hidráulicas para rompimento de concreto ou madeira, material de corte, de uso geral e para escorar escombros, além de materiais de atendimento pré-hospitalar e para montagem de uma unidade médica para rápido atendimento.

“Foi uma experiência pessoal e profissional muito boa. Representar o Brasil foi uma sensação única e com certeza levamos esse aprendizado. Além de ajudar as pessoas lá no local, trazemos para cá esse aprendizado para poder trabalhar e ajudar aqui quando for necessário”, ressaltou o Primeiro Tenente Caio Veneziani, da Defesa Civil do estado de São Paulo, que também esteve na Turquia auxiliando nas operações.