Metrô: Linha da Cultura homenageia São Paulo

Confira a programação de janeiro, que celebra os 463 anos da capital com uma das maiores exposições já realizadas

sex, 06/01/2017 - 17h22 | Do Portal do Governo

Os usuários do Metrô de SP poderão conferir, durante o mês de janeiro, na Linha da Cultura, a celebração dos 463 anos de São Paulo com uma das maiores exposições já realizadas. São 68 fotos de mulheres paulistanas e do universo feminino na cidade. Além desta homenagem, mostras sobre o cotidiano de funcionárias da Companhia, a diversidade arquitetônica e o carnaval paulista celebram o aniversário da metrópole.

A partir do dia 10, a Estação República do Metrô, na Linha 3-Vermelha, abriga a exposição “Respira SP 2016 – O Feminino na Cidade”. São 68 fotos, de profissionais e amadores, que foram às ruas da cidade e registraram mulheres e situações que remetem ao universo feminino da capital paulista. Entre as fotografadas estão donas de casa, moradoras de rua, empresárias e celebridades como Anna Muylaert e Ana Paula Padrão.

Na estação Clínicas, da Linha 2-Verde, as 19 imagens da exposição “Elas do Metrô” revelam os bastidores do cotidiano de seis funcionárias da Companhia, que trabalham nas áreas de limpeza, manutenção e operação. Na versão multimídia do projeto, as metroviárias compartilham histórias e contam sobre como é a experiência de ocupar espaços majoritariamente masculinos.

A Estação Sé recebe “São Paulo, Meu Amor”, com 34 quadros de Edu das Águas. O artista, que trabalha com técnica impressionista, retrata as fachadas de pontos turísticos do centro da cidade de São Paulo, como o Edifício Martinelli e a Pinacoteca, resgatando o glamour da cidade e valorizando sua história.

A Estação Paraíso é sede da exposição “São Paulo é tudo de bom, seus 463 anos também”, com cliques dos fotógrafos Gregory Grigoragi, Ken Chu e André Stefano, que mostram a diversidade da cidade aos usuários do Metrô. São imagens de 19 lugares, entre parques, museus e igrejas, que servem como sugestões de passeios próximos às estações metroviárias.

Quem desembarcar pela Estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha, já sentirá o clima de Carnaval se aproximar com os 20 painéis de “Informasamba”. A mostra combina informações sobre o planejamento do carnaval paulista com fotos que retratam o glamour e a beleza da festa que tem conquistado cada vez mais a cidade.

No dia 20, sexta-feira, na Estação República, o guitarrista Tico Pereira apresenta, às 17h, um repertório de músicas instrumentais próprias, acompanhado do baixista Júlio Kniss e do baterista Felipe Freitas. O som do músico mistura rock, punk, funk e improvisação. Seu primeiro trabalho instrumental foi lançado em 2015, com covers dos artistas Michael Jackson, Offspring e Charlie Brown Jr.

A partir do dia 25, a sala de exposição fixa do Museu de Arte Sacra na Estação Tiradentes, na Linha 1-Azul, abriga a exposição “Filhos de Deus”. As 22 fotografias de Daniel Taveira registram pessoas de diversas nacionalidades, idades e classe sociais, com o objetivo de mostrar, segundo o fotógrafo, que mesmo diante de todas as diferenças, “somos todos filhos de Deus”.

Para saber mais sobre as atrações da Linha da Cultura do Metrô, acesse aqui.

Do Portal do Governo do Estado