Metrô inicia Projeto Básico para conectar estação São Joaquim à futura Linha 6-Laranja

Estudo vai mostrar como serão feitas as adequações e ampliação da estação da Linha 1-Azul

qua, 06/10/2021 - 11h45 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo emitiu nesta terça-feira (5) a Ordem de Serviço para iniciar a elaboração do Projeto Básico da adequação da estação São Joaquim, que passará a ter conexão com a futura Linha 6-Laranja. Os trabalhos serão feitos pelo Consórcio Pólux-Sondotecnica-Egis e têm o prazo de 12 meses para conclusão.

A expectativa é que a nova ligação com a futura Linha 6-Laranja quadruplique a demanda de passageiros da estação São Joaquim da Linha 1. Por isso, esse Projeto Básico vai apontar como será feita a reforma e quais adequações serão necessárias para ampliar a capacidade de circulação de pessoas e modernizar essa estação que foi construída nos anos 70.

A premissa desse projeto é de ampliar o mezanino atual localizado abaixo da Rua Vergueiro e construir uma nova ligação subterrânea com conexão direta ao mezanino da futura estação da Linha 6. Também será feito o remanejamento de parte das salas técnicas, ampliação do acesso e do salão de bloqueios existente (catracas de entrada e saída), bem como a ampliação da capacidade de saída dos passageiros das plataformas.

As intervenções necessárias são complexas, para não causar grandes impactos na operação comercial da Linha 1-Azul. Por isso, o estudo será elaborado com o uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling), para permitir as melhores soluções projetivas que integrem todas as etapas da obra e colocação de sistemas com mais agilidade e assertividade.

Com a conclusão do Projeto Básico será possível elaborar o edital para a contratação do Projeto Executivo e da obra que vai readequar a estação São Joaquim.