Mesa SP 2019 debate futuro do alimento no mundo

De quinta (24) a domingo (27), Memorial da América Latina recebe atividades para todos os públicos, com palestras e feira de gastronomia

seg, 21/10/2019 - 12h37 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina já se prepara para sediar pelo terceiro ano consecutivo um dos maiores eventos de gastronomia do Brasil. O Mesa SP, que já se tornou parte do calendário oficial de São Paulo, acontece entre quinta-feira (24) a domingo (27). O tema desta edição é “Cozinha de Transição: novos significados para um planeta em mutação”.

O evento segue promovendo, em um único local, aulas de cozinha, confeitaria e panificação com profissionais renomados de todo o país, degustações, palestras, feira de produtores e o Mesa Tendências – principal congresso de gastronomia da América Latina, que conta com a participação de grandes chefs do Brasil e do mundo.

O evento faz parte também do SP Gastronomia, promovido pelo Governo de São Paulo este ano, com mais de 200 atrações em todas as regiões do Estado. Além do Mesa SP, o SP Gastronomia terá outros eventos no Memorial da América Latina. O Feito SP, competição que realizou etapas etapas regionais em 16 pontos do Estado, elegendo os melhores pratos e produtos. Os finalistas vão se encontrar no Memorial também entre quinta (24) e domingo (27).

Mesa SP

Em 2019, além do Mesa Ao Vivo – tradicional grade de aulas e degustações ministradas por chefs e profissionais atuantes no meio gastronômico –, o Mesa SP apresenta uma novidade: em sinergia com o seu tema, que se propõe a debater qual será a comida do futuro e o futuro da comida, o evento conta com o Mesa Viva, uma programação de aulas exclusivamente voltadas para as cozinhas vegana e vegetariana. Personalidades renomadas no assunto, como o chef norte-americano Matthew Kenney – especialista em uma culinária baseada em vegetais –, já têm presença garantida.

Também fazem parte da programação do Mesa SP o Brasa na Mesa, módulo especial sobre carnes; o Mesa Vinhos, onde especialistas sobre o assunto conduzem palestras e degustações; e o já tradicional, gratuito e animado Festival Farofa do Brasil, cuja área ocupada conta ainda com o Farofinha do Brasil, espaço destinado ao público infantil; com as Colmeias, rodas de debate sobre temas da gastronomia; e diversas outras atrações, como o Espaço Sebrae, com palestras, workshops e rodadas de negócio, exposições fotográficas em torno da gastronomia e a inédita Feira Literária de Gastronomia (FLIG).

Aberto a todo público, o Farofa acolhe produtores de todo o Brasil para expor seus produtos em um grande espaço onde ocorre uma programação musical, com shows e apresentações de dança, além de oferecer o melhor da gastronomia de diversos cantos do país através de produtos e pratos a preços populares.

A cidade ainda recebe os Jantares Magnos, oportunidade única para o público conhecer o trabalho de chefs premiados no Brasil e no mundo, que estarão em São Paulo para participar do congresso Mesa Tendências. Os visitantes entrarão na cozinha de restaurantes da capital para, em parceria com o chef anfitrião, executarem um menu exclusivo.

Confira abaixo alguns destaques da programação:

Mesa Ao Vivo
Entre as atrações tradicionais do Mesa SP está o Mesa Ao Vivo, com ingressos a preços acessíveis e dezenas de aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria e degustações de vinhos, cervejas, cachaça, gim, chás e café conduzidas pelos melhores profissionais do Brasil. A estrutura exclusiva conta com cozinhas e salas para as aulas de degustação. Os participantes montam sua grade de aulas optando pelos mais diversos temas que viram pauta da edição especial da revista Prazeres da Mesa, produzida ali mesmo, em tempo real, durante o evento.

Mesa Viva
Grande estreia desta edição do Mesa SP, o Mesa Viva irá promover aulas com alimentos produzidos com novas tecnologias, abordando o futuro da alimentação com foco em receitas veganas e vegetarianas. Para isso, profissionais que já lidam com esta culinária em suas rotinas e restaurantes, participam e compartilham conhecimentos sobre o assunto.

Brasa na Mesa
Módulo totalmente dedicado às carnes, o Brasa na Mesa oferecerá um recorte de programação voltado para aulas de desossa, charcutaria, cortes, defumação e outros assuntos pertinentes a esse universo, ministradas por quem mais entende do assunto.

Mesa Vinhos
Profissionais especializados no tema, como Pablo Ugarte, Paulo Laureano e Tomas Roquette conduzem degustações e palestras sobre vinhos, durante uma rica experiência em torno da bebida.

Festival Farofa do Brasil
Simultaneamente às aulas, palestras e workshops que acontecem durante o Mesa SP, o Festival Farofa do Brasil é um grande espaço com entrada franca que reúne uma série de atrações de música, dança, cultura e gastronomia.